Dachau e um dos postais mais difíceis de escrever

Neste postal: o dia em que fui visitar um campo de concentração.

dachau munique

Dachau, Alemanha. Foto: Camila Marquim.

 Como o título já antecipa, não é nada fácil escrever sobre um campo de concentração… A dificuldade para mim não está em descrever o que se sente lá ou como é o lugar. Isso eu sei fazer. Sei descrever o que vi, sei descrever o que senti.

A complexidade dos sentimentos da vida humana…

Sou do partido que a vida é uma complexidade de coisas nem sempre boas de serem vividas, mas que merecem ser sentidas. A vida humana não é feita só de felicidades e alegrias e leveza…

Então eu acho que numa viagem também é válido se confrontar com coisas não tão legais. Foi mais ou menos assim quando estive na Casa de Anne Frank. Quando você sai de lá, o sentimento não é bom. Mas acho (e aqui está uma opinião minha) que é necessário se confrontar com as atrocidades que nós seres humanos somos capazes de fazer.

Em Dachau foi a mesma coisa, mesmo sentimento. Eu sabia que havia um campo de concentração nos arredores de Munique, mas não planejei ir. Me disse: no dia em que estiver livre, eu vejo como me sinto e se estou preparada pra uma ‘visita’ dessas.

O que é atração turística e o que não é

O problema está em escrever num blog de viagem sobre um lugar como se fosse uma atração turística como outra qualquer. Não é. Geralmente num blog de viagens a gente quer “vender” um lugar, dar uma dica, um roteiro. Não é mais uma atração turística que eu recomendo ou que desaconselho…

O objetivo do lugar não é entreter as pessoas. Dia desses até li sobre uma polêmica se lugares como Dachau deveriam ser fechados porque há pessoas que não entendem o objetivo do lugar e tiram fotos, e agem de forma desrespeitosa.

Como não é nada fácil encontrar o bom tom pra falar sobre esse lugar, eu prefiro apenas mostrar algumas fotos pra vocês e pedir um favor:

Não vão à um lugar como esse como se fosse mais uma atração turística da sua lista.

dachau munique

A porta do campo com os famosos dizeres: “Só o trabalho liberta”. Foto: Camila Marquim.

dachau munique

Camas. Foto: Camila Marquim.

 

dachau munique

Estátua. Foto: Camila Marquim.

Você pode gostar...