Vida de expatriada é… Fogo!

Postal expat: eu estava dentro de um bar escrevendo sobre Amsterdã e o cheiro não me deixava continuar a me concentrar…

Foto: Camila Marquim

Foto: Camila Marquim

Logo quando cheguei eu sentia muito mais, hoje em dia já me acostumei. Tem de se acostumar se você quer fazer amigos, se quer ter uma vida social. O cigarro faz parte da sua vida, bem-vindo à Paris!

No bar onde estou tem uma mesa com uns 6 adolescentes: todos fumando! Tá um frio dos infernos lá fora, mas eles estão na área externa (protegidos pelos aquecedores) fumando sem parar!

Quando eu falo pros franceses que não é normal o tanto que eles fumam, eles não se dão conta. Pudera: eu acho que essa cidade é o lugar com mais fumantes por metro quadrado do mundo!

La pause cigarette

A tal da pause cigarrette é uma instituição por aqui. Seja na escola ou no trabalho, todos que fumam fazem uma pausa pra dar seus tragos sob o sol ou na chuva. Falando em tragos… No começo eu achava que eles estavam fumando maconha quando os via preparando cigarros no metrô. Santa ignorância minha!

Ei, onde todos vocês estão indo?!

Já aconteceu várias vezes de eu ficar sozinha numa mesa de bar porque todos saiam pra fumar.

Parece que tudo propicia ao fumo. Quando eu digo que no Brasil a pessoa provavelmente sairia pra fumar sozinha eles acham estranho. Mas isso tem sim um efeito sob a pessoa: de certa forma acho que isso desencoraja o fumante. Ele fuma menos já que estará sozinho lá fora fumando enquanto todos se divertem.

Alguns levantam a hipótese do frio pra explicar a quantidade de fumantes. Eu não sei… Existem países mais frios e não vejo a mesma quantidade de fumantes neles… Talvez porque nunca tenha morado.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Cristiane disse:

    Olá,
    Puxa, a primeira coisa que percebi chegando em Paris foi o cheiro do cigarro no ar. Sentia impregnado nas paredes de concreto ! Realmente, fiquei assustada com a falta de preocupação com a saúde que eles tem quanto ao cigarro. Fiquei refletindo se lá eles fazem aquelas mega campanhas contra o tabagismo como fazem aqui no Brasil. Será que eles são tão inocentes quanto aos malefícios do cigarro ?? ou Ignoram mesmo ?? Você já teve coragem de perguntar ?