O saldo de 2016 e as metas 2017

Neste postal: o balanço das viagens do ano de 2016. Começo de ano é sempre aquela época de fazer a avaliação do ano e colocar as metas pro que está chegando. Resolvi compartilhar com vocês o meu balanço no quesito viagens.

etna

Quem me achar ganha um doce! Foto: Mando um Postal.

A meta era…

Eu geralmente coloco as grandes linhas do que quero pro meu ano, tipo “viajar mais”, e depois eu coloco objetivos bem concretos ligados às grandes linhas. No finzinho de 2015, eu coloquei como objetivo conhecer 5 novos países em 2016. Hoje parando pra pensar, acho que foi meio boba essa meta, mas precisava de algo concreto e mensurável pro meu 2016.

annecy

A montanha, os canais e a beleza de Annecy em Haute Savoie. Foto: Camila Marquim.

 Vamos às contas:

Como vocês podem ver ainda tem viagens que nem contei mandei postais aqui pra vocês…

Os números:

9 viagens

3 novos países (Portugal, Itália e Suiça)

4 países revisitados (Espanha, Alemanha, Bélgica e Holanda)

3 regiões na França (Auvergne, Normandie e Bretanha)

carneiros

A igrejinha que estava fechada mas dá pra ver também por dentro normalmente. Foto: Camila Marquim.

Mesmo sem ter atingido a meta, não posso reclamar, né?! Esse ano eu fui em 2 vulcões, num campo de concentração (não que esse seja um lugar turístico que você tem de dar o ‘check’, mas foi uma experiência emocional intensa), numa das praias mais badaladas do Nordeste, comi salsichas e tomei cervejas, me deslumbrei com o Monte Saint Michel e Brugges, vi os Alpes Franceses, dei um ‘oi’ pras caravelas, finalmente fui conhecer a terra dos primos portugueses. Quase me esqueço do meu caso de amor com os gelattos italianos. Às vezes sozinha, às vezes na companhia de pessoas queridas. Ixi, teve muita coisa boa!

Creio que viajo bastante e consigo fazer milagres com meu orçamento. Mas tudo é uma questão de prioridades. Quando você coloca uma coisa como prioridade, você dá seu jeito. Uma das minhas é viajar, conhecer o mundo, ver como as pessoas vivem num determinado lugar.

mont saint michel

Chegando no Monte com o sol se pondo. Foto: Camila Marquim.

Meta pra 2017

Pra esse ano eu decidi flexibilizar as metas. Então ficou assim:

Conhecer 5 novos países (estou com uma fixação por: Croácia e Irlanda, então bem provável que eles estejam nas prioridades desse ano)

OU

Conhecer 3 novos países e revisitar 3 indo pra novas cidades.

Já que não alcancei o objetivo, decidi manter. Mas uma das coisas que eu quero fazer esse ano é viajar menos pra muitos lugares pra poder fazer viagens que durem mais dias. 

lisboa

Esse bonde 28 é um super charmoso, mas peense na fila pra pegar esse danado! Foto: Camila Marquim.

Só mais uma coisinha.

Não quero que vocês se encorajem a colocar metas de viagens pro seu ano. A vida é muito mais que viajar. A vida é muito mais que conhecer lugares, conhecer novas culturas. E embora isso seja uma meta minha pessoal (que aqui divido com vocês) tem uma infinidade de outras metas na minha vida pessoal pra 2017. Eu queria dizer isso com todas as letrinhas aqui pra vocês porque eu acho que o fato desse blog comunicar sobre viagens às vezes pode deixar/reforçar a impressão que a vida boa e legal é uma vida com muitas viagens.

castelo Neuschwanstein

Pela falta de fotos da parte interna do castelo vocês já se ligaram que era proibido tirar fotos no interior. Foto: Camila Marquim.

Então fica o lembrete: conhecer o mundo, novas culturas é muito legal, mas tem muitas outras maneiras de se realizar na vida. Pense nelas também na hora de fazer sua listinha. ;)

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Lorena disse:

    Muito legal! :)

  2. Sandra disse:

    Texto peeeeerfeito!!! Amei, cada um estabeleça suas metas ou prioridades. Muitos bjs de saudade