O Castelo de Neuschwanstein.

Neste postal: um dos sonhos da vida: check!

castelo Neuschwanstein

Olha ele aí! Foto: Camila Marquim.

Já falei da minha lista de top 5 castelos que eu queria conhecer na vida aqui ó: Meu top 5 castelos.

Pois então, lá fui eu pra Munique e me disse: não vou perder a oportunidade de ir ver um dos meus top 5 de pertinho. E lá fui eu conhecer o Castelo Neuschwanstein (tomara que daqui pro final desse postal eu consiga decorar como escreve e não ficar olhando no papel todas as mil letrinhas desse nome!). :P

Já contei pra vocês que fui ver 8 castelos no Vale do Loire. Todos muito bonitos e com histórias diferentes e super legais. Mas ainda assim  o Neuschwanstein consegui me surpreender! Ele é magnífico, gente!

O que esse castelo tem de especial?

castelo Neuschwanstein

Detalhes do Castelo que impressiona de todo ângulo! Foto: Camila Marquim.

Bom, a localização, no meio de montanhas já faz dele algo bem particular e que merece ser visto. Foi o primeiro castelo que eu vi na vida aos pés de uma montanha com a neve caindo lá em cima… Fiquei encantada!

A localização privilegiada você junta o fato de que esse castelo serviu de inspiração pra Walt Disney fazer seu logo. Sabe aquele castelinho que aparece nos filmes Disney? Pois é, foi inspirado desse aqui.

O lugar é um dos monumentos mais vistados e fotografados do mundo e eu creio nisso piamente porque eu nunca fui numa atração tão disputada! E olhe que eu moro em Paris e já enfrentei filas de 1h40 pra entrar no Louvre. Mas nada se compara à minha saga pra entrar nesse castelo e ficar lá 35 minutos contados!

Mas valeu à pena. Pela beleza do castelo e pela história dele. Falando nela…

Um rei louco e seu castelo

castelo Neuschwanstein

Alguém aí lembrou do castelo da Disney com essas torres?! Foto: Camila Marquim.

O rei em questão é Ludwig II. Meu audio-guia insistia em dizer que Ludwig é Luís em português. Eu não fui conferir, mas fica aí a pergunta pra quem entende de alemão. ;)

Então, Luís se torna rei em 1864 e pouco depois a Prússia toma a Baviera (o reinado de Luís). Luizinho fica muito perturbado com o fato de não ser mais o monarca soberano e começa a construir um mundo paralelo pra ele. E nesse contexto surge o castelo de Neus… (cansei de olhar no papel como escreve o nome do trambolho). Ele era fã da Idade Média e manda seus arquitetos em alguns outros castelos pra copiar idéias e fazer seu próprio castelo no qual nenhum estranho poderia entrar. O cara foi ficando ‘muitcho loko’ e foi certificado como louco e foi internado, morrendo no dia seguinte à sua internação.

O castelo em si

castelo Neuschwanstein

Pela falta de fotos da parte interna do castelo vocês já se ligaram que era proibido tirar fotos no interior. Foto: Camila Marquim.

Então, como eu disse lá em cima, a visita ao interior do castelo dura pouco tempo e é toda monitorada. Nada de fotos, tem hora exata pra entrar e dura 35 minutos. Depois tem uma parte em que você pode ficar quanto tempo quiser, mas não é a parte mais legal. Conversando com a guia ela explicou que devido ao fluxo de pessoas não é possível ficar mais que 35 minutos nessa parte mais especial do castelo. Por isso que volto na estória de ‘um dos monumentos mais visitados do mundo’. Deve ser mesmo! Então é assim: atenção máxima, olha bem pra todos os lados e curte cada segundo porque é jogo rápido, meu amigo!

O castelo é mobiliado e tem salas maravilhosas! Boa parte da decoração faz alusões à lendas germânicas como uma em que o príncipe é um cisne e a sua amada o liberta da maldição. A sala de bailes, a capela e uma gruta foram as coisas mais espetaculares que vi. A vista do castelo sob o vale de um lado e de outro da montanha é espetacular também!

Tem uma ponte que dá uma vista linda do castelo e é de lá que as pessoas costumam tirar as fotos mais lindas do lugar, mas na época em que fui estava fechada para trabalhos…

As coisas práticas da vida…

1 O passeio saindo de Munique dura um dia inteiro. Se prepare pra isso.

2 Compre o ingresso antes! Passei mais de 2 horas na fila só pra comprar o ingresso. E quase não consigo. Cheguei por volta das 10h15 e ainda assim quase não deu certo. Tentei comprar antes da internet, mas não foi possível então arrisquei.

 3. Não perca a chance de ver o vilarejo que fica aos pés do castelo. É uma fofura!

castelo Neuschwanstein

De dentro do castelo dá pra ter essa vista aqui ó: com o vilarejo e o lago lá embaixo. Foto: Camila Marquim.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. sandra Marquim disse:

    Paisagem linda de viver !!!! E o relato como sempre excelente. Bjs