Vida de expatriada é… Flores!

Postal expat: calma que não é isso que você está pensando! É que aqui na França eu percebo que o hábito de oferecer e comprar flores é muito mais comum que no Brasil.

Foto: Camila Marquim

Foto: Camila Marquim

Uma vida baseada em flores

Não sei dizer se é coisa de francês, europeu, mas os parisienses tem o hábito de comprar pra si mesmos e ofertar flores. Pelo menos beeem mais que as pessoas do meu convívio social no Brasil.

Talvez eu esteja muito louca, mas eu tenho fortes indícios de que aqui as pessoas ‘consomem’ mais flores que no Brasil. Vamos à eles… Pra começar, assim que cheguei aqui logo percebi pela quantidade de floriculturas que estão por todos os lados.

Business

A 5 minutos à pé da minha casa eu consigo encontrar 4 floriculturas. No trabalho consigo contar 2 a menos de 3 minutos. No Natal elas vão vender de árvores de natal (de verdade, não aquelas de plástico) e até enfeites natalinos.  Fora dessa época as vitrines se adaptam à estação. De potinhos, utensílios e todo tipo de plantas às flores elas vão vivendo. A variedade é grande: plantas grandes como laranjeiras, pés de rosas, decoração para jardim, decoração pra casa ligada à plantas elas vendem de tudo um pouco. Mas eu ainda acho que elas ganham mesmo é no volume de flores e arranjos de flores que vendem.

A etiqueta francesa

É de bom tom levar flores quando você é convidado pra casa de alguém, principalmente pela primeira vez. Só isso daí já dá aquela ajudinha pra galera comprar flores. Um dia fiz uma festinha (no diminutivo mesmo porque eu moro num apto minúsculo, não sabia?! Veja aqui meu postal sobre meus 12 metros quadrados de residência) e foi a maior graça porque não tinha onde colocar todas as flores que ganhei. Resultado: sobrou pra minha cuscuzeira fazer as vezes de um jarro de flores.

flores vida expatriada

Apresento-lhes todo o charme e elegância da minha cuscuzeira multi uso: nas horas vagas ela é vaso para flores. Foto: Camila Marquim.

flores vida expat

A situação foi tão crítica que sobrou também pro meu pote de metal. Ganhei 2 bouquets de flores no mesmo dia. Foto: Camila Marquim.

Mas vai bem além disso…

Eu noto que é realmente hábito deles enfeitar as casas com flores. Seja bouquets ou vasinhos de flores, elas estão sempre por todos os lados. Eu inclusive fiquei bem impressionada com essas flores e no primeiro ano de França eu fiz uma série de fotos só com flores que eu via pelas ruas, nos parques, nas sacadas das casas. Foi a série Primavera Parisiense. Qualquer dia desses re-posto as fotos no Instagram do blog. ;)

Aqui em casa já adotei o hábito, mas como continuo sem espaço vasos pra flores eu costumo comprar aos sábados 1 única flor e colocar na minha garrafa de vinho de estimação.

flores vida expat

Minha 1 flor dessa semana: muito bem acompanhada de cachaça, sidra da Normandia e de vinho. Foto: Camila Marquim.

 

O pessoal da floricultura já sabe: lá vem a moça que só compra 1 flor. :D

Você pode gostar...