Um roteiro pra Bretanha e Normandia

Neste postal: vamos conhecer 2 regiões da França cheias de charme e histórias?! Eba!

bretanha normandia

A disputa dos vizinhos bretões e normandes pelo Monte Saint Michel numa caixinha de caramelos. Foto: Camila Marquim.

A Bretanha e a Normandia são 2 regiões da França recheadas de coisas lindas pra se ver. Se eu for descrever essas regiões com os clichés segundo os franceses ficaria mais ou menos assim:

A Bretanha tem a fama de ser a terra de camponeses meio cabeça-dura que vivem em casinhas de pedra. Os bretões tiveram um passado separatista da França que hoje em dia não passa de uma brincadeira (diferente da Córsica que tem gente realmente separatista!). Como a região é banhada pelo mar, sua vida tem muito a ver com ele – o mar. Tem pescadores, tem muito esporte náutico e chove bastante!

Já os vizinhos ‘normandes’ também são camponeses, que cultivam maçãs e fazem deliciosas sidras. Também chove bastante por lá e eles tem muitas vacas!

 

Deu pra ver a diferença? Não muito né?! Mas nunca diga isso ou confunda um bretão e com um normando, meu amigo. Brincadeiras à parte, os vizinhos se dão bem, o clima entre eles é bem amistoso. E as 2 regiões lindas!

Se você se interessou e quer planejar uma viagem pra essas bandas eu sugiro 3 paradas (que vou explica mais abaixo no roteiro).

Quanto tempo devo ficar por lá?

A perguntinha sempre é meio difícil de responder, mas recomendo de 3 a 4 dias inteiros pra você fazer tudo com calma.

Onde ficar?

Nessa região tem muitas formas legais de se hospedar como os mini-castelos ou gîtes. Os gîtes são uma espécie de casa de família que vive de alugar seus quartos. Calma que não é igual Airbnb, amigo. São casas com quartos e todo um serviço preparado pra receber turistas. Geralmente os donos da casa acolhem você e eu fiquei num desses quando fui ao Monte Saint Michel e adorei! Aconchego do seu anfitrião com serviço de hotel: quarto individual com banheiro, café-da-manhã super bom e aqueles segredinhos e conselhos sobre atrações turísticas que só quem é da região sabe dar.

Se você estiver procurando hospedagem, fazendo sua reserva do Booking (serviço que dispensa apresentações) pela caixa aqui embaixo você ajuda o blog sem nenhum custo adicional por isso:

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Roteiro

Vamos começar pela Normandia e depois passamos pra Bretanha (sobre a qual eu fiz uma apresentação geral aqui ó: Apresento-lhes a Bretanha)

1ª parada: Vernon, Giverny e Monet (Normandia)

fundação monet

A Casa e os Jardins que inspiraram um dos pintores franceses mais conhecidos do mundo. Foto: Camila Marquim.

Fica bem próximo de Paris é até possível fazer um bate-volta se você estiver afim. Se você já está indo pra Bretanha e Normandia e não conhece, acho uma excelente pedida. Veja aqui os detalhes sobre Vernon e Giverny e se encante com as fotos:

Giverny vai te conquistar

A casa e os jardins de Monet

giverny

Tem como não se apaixnoar com essas ruas? Nessa aqui tinha 2 galerias de arte. Foto: Camila Marquim.

2ª parada: Monte Saint Michel

Ele é o lugar mais vistado na França pelos franceses, ele é um clássico e ele é lindo de morrer! A construção abriga um mosteiro da Idade Média e um vilarejo sob as muralhas desse Monte que fica no meio da água. Duvida? Confira na foto e no link abaixo:

Vamos ali no Monte Saint Michel?

mont saint michel

Chegando no Monte com o sol se pondo. Foto: Camila Marquim.

3ª parada: Saint Malo

Também no estilo muralhas que separam o mar da cidade histórica Saint Malo é um charme bretão. Enquanto o Monte Saint Michel fica na Normandia, Saint Malo fica na Bretanha e tem as ruelas com placas escritas em bretão e vááárias creperias.

Os remparts de Saint Malo

saint malo

Eu amo essa foto! Sabem porquê? Porque ela tem casas de pedra, uma placa ali do lado esquerdo com dizeres em bretão e esse caminhão de quebra pra deixar o cenário ainda mais incrível! Foto: Camila Marquim.

 

Mais inspirações pra você incluir no roteiro caso queira dar umas esticadas básica:

 

 

 

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. sandra Marquim disse:

    Quero conhecer!!!