O Senado Francês

Neste postal: ok, esse é o tipo de visita que não dá pra fazer o tempo todo, mas se você puder fazer, vai ser legal, hein?!

senado

O Senado fica nesse palácio aí ao fundo da foto no Jardim de Luxemburgo. Foto: Camila Marquim.

Eu fiz essa visita graças à Jornada do Patrimônio que acontece todos os anos na França (e eu acho que em toda a Europa). É um bom evento pra ver coisas que não se vê em outras épocas do ano, como o Palácio Elísio, onde fica o gabinete do presidente Francês, por exemplo. Inclusive recomendo você ficar ligado, as datas mudam todo ano, mas se sua viagem à Paris for nessa época, dá pra fazer coisas interessantes. ;)

 O Senado Francês no Jardim de Luxemburgo

senado

Vista interna do palácio que virou Senado.

Essas visitas também podem ser agendadas, mas não sei se elas cobrem exatamente os mesmos locais que vi na ocasião. Então fiquem ligados porque pode ser que a sua vista não tenha exatamente tudo o que a minha teve.

senado

A escada principal (jamais vazia pra eu poder tirar uma foto sem um ser humano). Foto: Camila Marquim.

O Senado fica no Jardim de Luxemburgo (do qual já falei aqui ó). Ele era o palácio da rainha Catarina de Médicis que teve forte influência na corte francesa.  Hoje ele é o Senado francês. A visita incluía a parte da biblioteca que tem uma vista de tirar o fôlego pro canteiro central do Jardim.

senado

A linda biblioteca do Senado. Foto: Camila Marquim.

senado

Com uma vista dessas fica bem mais fácil ou difícil de se concentrar no livro?! Foto: Camila Marquim.

Também tem a sala onde ocorrem as votações e debates. Embora o palácio tenha suas origens em 1600, essa sala data do séculos XIX e foi a parte mais legal da visita na minha opinião.

senado

A sala tem um nome estranho em francês que eu não consegui decorar, mas enfim, é aqui que acontecem as deliberações e votações. Foto: Camila Marquim.

senado

Ali em cima é a área dos jornalistas e das pessoas que querem ver a sessão. Foto: Camila Marquim.

Ainda é possível ver alguns gabinetes de senadores, um salão de recepção. Na parte mais diferente da visita dava pra entrar nos estúdios de onde é transmitida uma espécie de TV Senado.

senado

Um dos gabinetes. Foto: Camila Marquim.

senado

De quebra dava pra brincar de âncora de jornal ou programa de debates. Foto: Camila Marquim.

Pra fechar com chave de ouro a vista, estava rolando uns postais gratuitos sobre o Senado e nem preciso dizer que aproveitei pra mandar uns. ;)

Você pode gostar...