Como curtir o verão em Paris

Neste postal: dicas pra você que vem pra Paris no verão e quer aproveitar a cidade como um parisiense.

Estamos em agosto e em Paris é o alto verão. Resultado, muitos parisienses saem de Paris pra curtir as férias. E é por isso que essa é uma cena muito comum no mês de agosto por aqui:

agosto fechado

Em Agosto, quase todos saem de férias e muita coisa fecha. Na foto plaquinha dizendo que a floricultura, o restaurante e o salão estarão fechado em Agosto. Foto: Camila Marquim.

Muitas coisas fecham. Fica calmo que as atrações turisticas continuam abertas, mas se você queria experimentar aquele restaurante/lojinha pequeno(a) de bairro que o teu amigo que ja foi em Paris indicou… Seu programa esta muito provavelmente comprometido. Par contre (por outro lado)… Tem muitas coisas legais pra se fazer em Paris que você so pode fazer no verão. Então vamos à elas!

1 – Parque é vida!

parc andre citroen

O parque que tem balão, estufas, água, patinhos… Moderno e às margens do Sena, esse é o André Citroën. Foto: Camila Marquim.

Os parisienses que não saem de férias no verão adoram curtir um parque. E Paris tem muitos parques legais por todos os lados. Tem os bem famosos:

Jardim de Luxemburgo

Jardim das Tulhirias

E tem os menos famosos, mas que vão te dar uma boa ideia de como os “nativos” curtem os parques:

Parque André Citroën

Parque Montsouris

Parque Buttes Chaumon

Nesses parques você vai ver muita gente fazendo piquenique, jogando petanque (um jogo tipico francês) ou mölkky (a febre sensação do momento nos parques de Paris), se bronzeando…

Eu tirava muita onda dos franceses quando via fotos e videos deles se bronzeando num parque. Depois de passar um loongo inverno aqui por essas bandas, eu entendi o valor do sol e hoje entendo perfeitamente. Sem recriminações (inclusive hoje em dia faço igualzinho eles fazem).

2 – Vélo

bicicleta paris

Que tal um tour de bike por Paris no verão?! Foto: Camila Marquim.

O sistema de bicicletas de Paris pra mim tem um grande ponto forte e outro fraco. O forte é que tem estações de bicicleta por todos os lados e não é caro. Custa 1.7 euros pra andar por 30 minutos. O ponto ruim é que raramente existem vias exclusivas pra bicicleta, então o ciclista geralmente divide a via com os ônibus. Claro que por essas bandas o ciclista é bem mais respeitado, todos estão habituados à dividirem o espaço com o ciclista, mas ainda assim tenho um pé atras…

Bem, no verão a cidade esta menos cheia de carros (os turistas continuam por aqui, mas os parisienses partem) e da pra experimentar pegar uma bicicleta e dar umas voltas por Paris tranquilamente. E você vera muitos parisienses fazendo isso. Se você nunca veio à Paris, você vai descobrir que a cidade não é tão imensa e boa parte dos pontos turisticos da cidade ficam concentrados no eixo central dela. Então um passeiod e bike ao longo do Sena pode ser super legal pra você ver a cidade sob um outro ângulo.

3 – Os terraces de Paris

No verão Paris fica diferente, as pessoas ficam diferentes e locais “surgem” como os rooftops de Paris e os points ephemères.

Os rooftops são terraços no topo de alguns prédios que tem festas beeem legais no verão, um clima agradavel e aquela vista de Paris! Um dos mais famosos é o do BHV, no coração de Paris, ao ladinho do Hotel de Ville. O lugar é badaladissimo então se prepare pra filas pra entrar e precinhos meio salgados pra comida e bebida. Um outro que é bem legal fica em Gare d’Austerlizt.

Ja os points ephemères são instalações montadas especialmente pro verão à céu aberto em diferentes locais da cidade. Alguns duram so 1 verão, outros são vedetes que estão ai sempre. Esse verão, tem 2 bem legais que eu ja visitei e tem mais uns outros que ouvi falar que são legais:

La Guinguette Javelle – à beira do Sena é um charme e a minha festa favorita. Tem musica, tem food trucks, tem barquinhos passando… So amor por esse lugar.

Linha de metrô: M10 – Javel – André Citroën

mojito

Que tal fazer seus mojitos numa praça cheia de charme?! Foto: Camila Marquim.

La Plaza Havana – essa fica numa pracinha perto da Gare de l’Est e tem a tematica cubana com direito à drinks tipicos e a possibilidade de fazer seu proprio mojito.

Linha de metrô: M4, M5 – Gare de l’Est

Jardin Municipal – esse ainda não fui ver, mas tem cara de ser legal e o melhor; fica numa area central de Paris.

Você pode gostar...