Quanto? Doze, amigo: 12 m²!

Postal Expat: o problema de moradia em Paris.

Quando as pessoas me perguntam o quão pequeno é o meu apartamento, geralmente é assim:

- Sim, mas tu disse que é pequeno. Mas é pequeno quanto?

- Pequeno tipo 12 metros quadrados.

- Mas isso é pequeno tipo quanto? 12 m²?

- Isso é pequeno tipo o tamanho de um banheiro numa casa no Brasil.

 - É… Não faço ideia mas me parece ser bem pequeno…

- E é. Mas tem gente que mora em lugares menores!

Pas de place (não tem lugar)!

Eu não sei quais motivos reais, mas tenho minhas hipóteses pro problema de moradia que temos por aqui.

  • A cidade não é elástica, e por ser bem antiga e proteger seus imóveis não tem como ir construindo mais e mais apartamentos. No máximo, pequenas reformas.
  • A cidade sofre muito com seu sucesso: tem muita gente endinheirada que quer ter um ap em Paris, mas não mora em Paris. Isso faz com que os preços dos imóveis subam e…
  • Haja imóveis desocupados (mas que não estão disponíveis pra moradia) por 9 meses do ano, por exemplo. É a tal lei da oferta e da procura: tem mais procura do que apartamento disponível.
  • Custa muito caro comprar. E famílias com crianças que não tem muito dinheiro sobrando geralmente preferem morar nas cidades vizinhas pra ter mais espaço.

Aí sobrou Paris pra os muuuito ricos e pros lascados que não tem família grande. Pros endinheirados não há problemas, mas pros lascados…

Moradia classificada com “decente”

A questão é tão importante que existe uma lei estabelecendo um mínimo de decência pra alugar uma pequena superfície como moradia principal. Isso significa que existiam pessoas vivendo de forma tão precária que foi preciso regulamentar a coisa. Atualmente o mínimo pra uma pessoa poder alugar um “apartamento” é 9m² (e ainda tem a altura do imóvel que entra na conta) por pessoa que irá habitar no imóvel, dentre outros requisitos, como aquecimento e água quente, por exemplo.

Existem ainda ajudas do governo pras pessoas que tem dificuldades de pagar aluguel. Eu, por exemplo, recebo ajuda pra pagar o preço do meu aluguel astronômico de 12m². E olhem que meu preço nem é dos mais caros…

As soluções

Dividir apartamento. Tem muita gente que quer ter mais espaço e decide dividir o ap com outras pessoas pra ter mais conforto

As chambres de bonne. São os antigos quartos dos serviçais que ficam nos últimos andares dos antigos imóveis de Paris. Problemas: muitos prédios não tem elevador e elas costumam ficar no 7º andar eeee muitas não tem vaso sanitário dentro. É um vaso sanitário pra todo o andar, um troço coletivo.

Dobrável, ‘fechável’, ‘guardável’. Aqui tem muitas soluções pra espaço pequeno. Tem mesas e cadeiras dobráveis, tem  sofás-cama, tem uma infinidade de truques pra ganhar espaço e transformar ambientes. Já fui em apartamentos que tinham camas que “subiam” e ficavam no teto durante o dia e assim a pessoa ganhava espaço e uma “sala” de estar, por exemplo.

Aí quando as pessoas me dizem que compraram um apto beem pequeno no Brasil e que ele tem uns 50 m², eu penso: que sorte a deles! Tudo é relativo, né?!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Sandra Marquim disse:

    Realmente são espaços mínuuuusculos, o bom é que nos adaptamos.Bjs