Café da manhã francês

Postal expat: tome nota dos itens pra fazer seu café da manhã tipicamente francês. Ué, nada salgado?!

Café da manhã na França é:

- Café

- Croissant ou pain au chocolat

Itens facultativos:

- Suco

- Pão (tipo pão de caixa)

- Geléia

- Manteiga

Eu já perdi as contas dos cafés da manhã e brunchs que fiz com meus amigos franceses e colocava sanduíches, presuntos, queijos, frutas à disposição e ninguém tocava neles… Agora pergunta se sobrava um croissant pra contar a história!

Detalhe que um amigo me alertou e eu nunca tinha notado: no Brasil croissant geralmente tem um recheio, né?! Aqui não, é o que a gente chama de croissant au beurre, que nada mais é que um croissant feito à base de manteiga e só, o bicho é  “vazio por dentro”.

Também vou a brunchs regularmente na casa de um amigo e lá, como ele começa umas 13h, ainda rolam uns ovos (com a gema inteira e quase crus que eu não gosto) e bacon. Como os brunchs desse amigo tem geralmente uns estrangeiros, ainda tem essa variedade. Mas é sempre uma graça:

Jean começou atacando os croissants e Pierre preferiu começar com os pains au chocolat. E lá estava Camila nas frutas que tiver (nem sempre tem). Enquanto ela calmamente preparava um sanduichinho com presunto ou manteiga (nunca tem queijo), Jean e Pierre ainda estão viraaados nos croissants. Depois, Camila se autorizou uma dose de glicose no sangue e foi comer as coisas doces que restaram: os croissants, os pains au chocolat e coisa e tal. No final, ainda sobrou um espaço na barriga de Jean e Pierre: eles vão comer uma frutinha de leve…

Eu não sei se é o hábito de toda família brasileira, mas minha mãe sempre me ensinou a comer assim (imaginem a voz de uma mãe falando com seus filhos):

  1. Come umas frutas, menina!
  2. Depois tu come um troço salgado porque saco vazio não pára de pé! Um sanduíche, um sucrilhos. OBS: como minha mãe é nordestina, ainda tinha umas paradas de cuscuz, macaxeira, etc e tal.. Mas não vou generalizar.
  3. E no final tu pode comer um tiquinho de Nutella! Mas beeeem pouquinho que Nutella não é comiiida, onde já se viu isso!

 

Imagina como ser criança na França é melhor?! Tu, no café da manhã, de cara, já ataca a Nutella com autorização parental pra fazer isso! ;)

Mas depois de velho que a gente já acostumou o corpo é um tormento, viu…

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Cristiane disse:

    Maravilhoso esse petit déjeuner. Quando tomei, foi uma espécie de”combo” – vinha Croissant, Pain ,uma géleia, café com leite e um suco de laranja (artificial) só acho que paguei um pouco caro – 8,50 ! Mas, valeu a pena mesmo sendo caro!

  2. Sandra Marquim disse:

    Ainda bem que repassei hábitos saudáveis!!! Beijos. Amei o texto!