Natal na Alsácia

Neste postal: a época ideal pra conhecer a Alsace.

alsace natal

As bolas de natal e a catedral de Estrasburgo ao fundo. Foto: Camila Marquim.

Desde que comecei a ouvir falar nessas tais feira de Natal que me empolguei. Feirinha é comigo mesmo! Já falei aqui de uma que existe na Champs Élysées na época de Natal. E fazia um tempo que ouvia falar da Feira de Natal de Estrasburgo (ou Strasbourg, em francês). Isso porque ela havia ganhado um prêmio como uma das melhores feiras de natal. Não me perguntem quem foi o Juri, mas era propaganda por todos os lados.

E aí aproveitei a oportunidade e fui dar uma conferida no último Natal (2015). O problema, na verdade eram 2: foi pouco tempo depois do atentado terrorista em Paris (que proibia as aglomerações em locais públicos) e eu cheguei lá dia 26 de dezembro. Resultado: boa parte da Feira já estava desmontada em Estrasburgo. Mas deu pra ter uma idéia de como a cidade respira Natal. Toda rua, casa, restaurante, bodega estava com decoração de natal. Lojas especializadas em artigos natalinos que não são abertas somente na época de Natal. Você realmente é tomado pelo espírito natalino que está por todos os lados.

natal alsace

Essa aqui é uma lojinha montada só pra época de Natal, mas tem algumas lojas que funcionam o ano todo nessa região só com decoração de Natal! Foto: Camila Marquim.

E para minha sorte eu lá encontrei uma amiga que estava de carro e foi possível ver outras cidades e vilas pelas redondezas, todas ainda com Feiras de Natal rolando como a charmosa Colmar.

natal alsace

Em Colmar havia um circuito de 5 feirinhas que você fazia à pé, toamdno muito vin chaud (ou vinho quente, em bom português). Foto: Camila Marquim.

É um sonho, gente! As feirinhas de Natal cheias de barraquinhas e guloseimas, o vinho quente, os pães de mel, os bibelôs pra decoração… Tudo é um mimo!

alsace natal

Tomando uns bons vinhos quentes nas Feirinhas de Natal de Colmar. Foto da minha amiga.

Estrasburgo tem numa das suas praças uma árvore de Natal gigante (mais de 3 metros) que vem das cadeia de montanhas da região: os Vosges. E tem a Feira mais famosa, mas valeu muito à pena ver os arredores, tomar uns vinhos e ver outras Feirinhas mimosas.

natal alsace

A árvore gigante que decora uma das praças de Estrasburgo. Foto: Camila Marquim.

Então é assim: se você tiver a oportunidade de escolher uma época do ano pra visitar a Alsácia, essa época é o Natal! ;)

Pra ver meus outros postais sobre a Alsace:

2 comidas típicas da Alsace

Um tour pelo centro de Estrasburgo

Passeio de barco em Estrasburgo

Você pode gostar...