Paris – Londres de ônibus: o que você precisa saber

Neste postal: eu achava que tinha feito um excelente negócio! Comprei uma passagem Paris – Londres de ônibus por 64 euros ida e volta. Será?!

O ônibus – uma das opções pra viajar barato.

Toda vez que quero viajar sem gastar muito, já adivinharam o que faço, né? Eu vou de ônibus. Tem muitas empresas, eu geralmente uso a Oui Bus. Já fiz viagens com essa empresa pra:

  • Londres,
  • Bruxelas (vale muito à pena porque leva menos de 4 horas a viagem saindo de Paris – clica na foto pra ver o postal),
estátua xixi Bruxelas

O menininho fazendo xixi. Eu achava que ele era um tiquinho maiorzinho.

  • Colônia na Alemanha (esse trajeto é um pouco longo, levou 6 horas – clica na foto pra ver o postal),
colonia alemanha

A paisagem mais famosa de Colônia: essa ponte e a Catedral ao fundo. Foto: Camila Marquim.

  • a última foi Estrasburgo, França fronteira com Alemanha (um dos recordes: 7 horas o trajeto).

Todos os ônibus que peguei sairam da Gare de Bercy, na região oeste de Paris.

Claro que é cansativo e você tem de botar na balança todos os custos envolvidos.

Por exemplo: pra Estrasburgo tem um trem rápido (TGV) que faz o trajeto em 2 horas e custa uns 70 euros (se não comprar com antecedência). Uma viagem de 7 horas de ônibus que custou 25 euros tem um custo embutido de alimentação ao longo dessa viagem. E tem a perda de tempo. Pra mim eu acho válido porque eu dou um jeito de fazer uma “lancheira de viagem”, como coisas rápidas e baratinhas ao longo do trajeto. E, o mais importante, eu moro em Paris, então eu tenho mais tempo que um turista que veio à Europa com 12, 15 dias contados e quer  aproveitar ao máximo o tempo.

Esse é o meu caso: entre…

a) não viajar e ficar um feriadão em Paris

b) viajar sem muito conforto

Eu escolho viajar sem muito conforto e ir ver o mundo!  ;)

Minha viagem Paris – Londres de ônibus.

troca da guarda londres

Tirando a prova se realmente vale o esforço ver a troca da Guarda na casa de Betinha. Foto: Camila Marquim.

Então, voltando à minha viagem pra Londres… É possível encontrar o mesmo trajeto de ônibus mais em conta (cerca de 40 euros) mas aí você não tem muita flexibilidade de dias e horários. É, por exemplo, pra viajar uma quarta-feira de noite. Aí você encontra bilhetes por 20 euros, só a ida.

Em que condições eu partia para Londres: era uma quinta-feira à noite e eu não havia comprado com antecedência. Então o ônibus me pareceu uma boa ideia e o preço estava excelente. Pra dar uma noção: um eurostar (o trem que cruza o canal da Mancha e faz o trajeto durar 2 horas) pro fim de semana e sem reserva com muita antecedência, pode chegar à 200 euros facinho facinho.

Resumo da estória: foi a forma mais em conta que encontrei de desembarcar na Terra da Rainha. Mas nem tudo são flores, né?! Vamos às vantagens e desvantagens da minha escolha Paris – Londres de ônibus.

As vantagens!

  • Preço

O preço realmente pode ser muito bom. Melhor que isso, só se você for de ‘carona’. Aqui na França existe um sistema de “covoiturage”, que é uma espécie de carona paga, digamos assim. O preço é mais barato e o trajeto também encurta um pouco mais. Mas no carro geralmente você não tem o conforto do ônibus: não tem banheiro, não tem espaço pra você esticar as pernas, não tem tomada e nem wifi. E o pior: você pode se encontrar trancafiado dentro de um carro com uma pessoas super chata por umas 6 horas da sua vida!

Se você se animou com a covoiturage, saiba que tudo é muito bem organizado e a mais famosa na França é de uma empresa que chama Blablacar. Fiquem tranquilos que costuma ser bem seguro.

  • A experiência: “Eu vou cruzar a Mancha, eu vou…”
Londres ônibus

O ônibus fechadinho dentor do vagão pronto pra cruzar o Canal da Mancha. Foto: Camila Marquim.

Outra grande vantagem (que você também terá se for de carro) é poder ver como funciona o sistema de transportes no Canal da Mancha. É super tecnológico, meu povo. Os ônibus entram numa espécie de vagão gigantesco e depois de hermeticamente fechadinhos dentro dos vagões, cruzam o canal. Eu não desci, mas pelo que entendi, é possível descer durante a viagem, que dura uns 30 minutos. Não tem nada demais pra ver, você se sente dentro de um container. Eu queria umas janelinhas de vidro pra ver lá fora. :(

Londres ônibus

Eu tenho a impressão que há vagões só pros ônibus e outros pra outros tipos de carros. Aqui o ônibus na nossa frente manobrava pra entrar no vagão. Foto: Camila Marquim.

Londres ônibus

A dona moça ali embaixo ajudando a manobrar. Foto: Camila Marquim.

E as desvantagens…

Sobretudo o tempo de trajeto! Leva 8, eu disse 8 horas a viagem. Aí eu me achando muito esperta, pensei: “vou de noite, assim eu durmo e o tempo passa mais rápido e quando eu acordar, tcharan!, cheguei em Londres”. Doce ilusão…

O ônibus leva 8 horas não porque o trajeto seja feito em 8 horas, mas porque tem as paradas obrigatórias de descanso que um motorista de ônibus tem de fazer. Isso dá umas 3 paradas de uns 20 à 30 minutos, cada. E tem o lance da imigração. Tem de descer do ônibus, fazer uma fila com suas malas. Depois tem de fazer nova imigração, dessa vez sem as malas, mas com seus documentos. E esse processo leva um certo tempo.

Quando eu achava que ia dormir tranquila… Levanta e desce todo mundo com as malas… Levanta e desce com os documentos… E pensar que eu tinha levado meu travesseiro na mão juraaando que eu ia SÓ dormir desconfortável. Mal sabia eu que eu ia NÃO SÓ dormir desconfortável MAS TAMBÉM que eu seria acordada a cada 2 horas de viagem. Kakakakak

Dica de amiga: se você vai fazer essas longas viagens, coloque a volta pro final da tarde, mas nunca durante a noite. Assim você tem a manhã livre e procura fazer coisas cansativas, que andem muito. Você vai agradecer de entrar num ônibus depois de uma manhã e tarde bem animadinhas. Tive a impressão que o tempo passa mais rápido quando peguei o ônibus nesse horário.

E pra ver uma parte das minhas aventuras (depois dessa noite em claro) quando cheguei em Londres…

A troca da guarda em Londres e aquela perguntinha

The Orangery e o meu primeiro chá da tarde

Churchill War Rooms

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Angela disse:

    Camila ..Em questao da imigraçao .. achou mais tranquilo ?

  2. Cecilia disse:

    Oi Camila, me ajuda numa questão. Meu aéreo é BRASÍLIA – PARIS, mas ao chegar em Paris ja vou pegar o trem (ou ônibus) pra Londres, que comprarei antecipadamente. Minha dúvida é se na imigração em PARIS eles vão achar que to levando pouco dinheiro, pois levarei so 500 euros, mas tenho cartão de crédito internacional. Vou eu e meu esposo e o dinheiro é pros dois. Como vou ficar em Londres e apenas 2 dias em Paris na volta, acha que eu terei problemas?

    Outra coisa, meu voo chega em Paris 11h25, é seguro pegar o ônibus ou trem as 18h?

    • camila disse:

      Oi, Cecília!

      Olha, quanto à questão do dinheiro eu não sei te dizer. Sobre o tempo de trajeto, acho que pode dar sim, porque se (e somente se) o seu võo não atrasar você consegue estar numa estação de trem ou ônibus umas 14h. Mas é sempre bom deixar uma folga…

      Boa sorte e boa viagem!!

  3. William disse:

    Eu estava justamente nessa dúvida! Agora que li seu post acho que irei pagar mais caro para ir de trem mesmo. A questão é que de trem é 3x mais caro…rsrsrsrsrs

  4. Sandra Marquim disse:

    Gostei de sua dica pra nunca pensar em fazer esse trajeto. Kkkkkkkk

    • camila disse:

      Kakakakak
      Que maldade… Pode ser válido, principalmente se a pessoa não tem muito dinheiro. Mas realmente no quesito conforto e praticidade não é a melhor opção. ;)