E nos arredores de Paris: Fontainebleau e Napoleão.

Neste postal: Eu já tinha ouvido falar bastante do Castelo de Fontainebleau. Muitas vezes comparando ele e Versailles. Então provavelmente haverá um postal comparando esses 2 castelos nos arredores de Paris dentro em breve… Mas hoje vou contar é como eu fui parar em Fontainebleau e qual sua relação com Napoleão Bonaparte.

fontainebleau

A entrada de Fontainebleau. Foto: Camila Marquim

Lá estava eu, em Paris, bem quietinha, e já um pouco sem criatividade pra inventar lugares pra conhecer na cidade . E aí quando você já foi à:

Que são as atrações fora de Paris mais próximas e mais badaladas, chegou a hora de ir dar umas voltas em Fontainebleau.

Eis que numa sexta-feira cinzenta decido entrar no site do castelo e acho tudo muito lindo e compro o ingresso e eu escuto meu chefe dizendo:

- Horrível esse tempo, né? E o pior é que vai chover todo o fim de semana.

O quê?!?!?! – pensei eu. Dito e feito, choveu todo o final de semana e minha ida ao castelo acabou-se. Quando eu já estava no auge da tristeza, leio que o bilhete que eu havia comprado era válido por 1 ano. Um alívio e uma oportunidade de ir outro final de semana pra mim. E assim, cheia de expectativas, lá desembarco eu no centro mimoso da cidade pra visitar o castelo.

O castelo de Fontainebleau.

O castelo fica a 1 hora de Paris e mais embaixo nesse mesmo postal explico como chegar lá usando transporte público. Mas se você fizer o mesmo caminho que eu, vai desembarcar no centrinho da cidade ao lado do castelo.

fontainebleau

Um pouquinho do que vi dos jardins do castelo. Foto: Camila Marquim.

Ele é menor que Versailles e tem um parque bem famoso ao redor. Não deu muito tempo de ver essa parte, mas eu gostei bastante do que vi. O castelo tem eventos históricos importantes e ele tem uma pegada mais customização. Vem comigo que você vai entender do que estou falando.

As coisinhas que fazem de Fontainebleau um castelo muito importante

Como falei aqui em cima, Fontainebleau foi palco de momentos históricos importantes. E a visita ao castelo é uma ótima oportunidade de conhecer eventos importantes que se passaram ali, muito deles relacionados à Napoleão. Vamos ao top 4!

a) um Papa enclausurado nele.

Neste castelo o Papa ficou em cativeiro até concordar em casar Napoleão com Josefina. Era seu segundo casamento e o Papa recusava casar o imperador da França. Eis que Napoleão o deixa em ‘cativeiro’ em Fontainebleau até ele “mudar de idéia”. Legal esse Napoleão, né?! Invente de discordar dele pra você ver!

fontainebleau

… E falando em uma das salas mais lindas: é essa aqui ó! O quarto de alguém que eu não lembro quem, mas é de uma beleza sem igual!Do piso ao teto, todos os detalhes foram pensados com requinte. Foto: Camila Marquim.

É possível ver alguns traços desse momento histórico com umas salas dedicadas ao Papa. Não são as salas mais lindas, mas é interessante de saber. ;)

b) uma abdicação em uma de suas salas.

Outro fato importante que aconteceu nesse castelo: foi aqui que supostamente Napoleão assinou sua abdicação antes de partir pra Ilha de Elba, onde iria morrer. Outra vez: em termos de estética, não é a sala mais linda e suntuosa do castelo, mas é legal de saber que foi ali. Inclusive o castelo tem toda uma parte dedicada à Napoleão, com direito à indumentária que ele usou na sua coroação. É mais ou menos assim: se Versaille é ‘all about’ Luís XIV, Fontainebleau é igual à Napoleão.

c) A águiazinha de Napoleão.

fontainebleau

Uma das salas dedicadas ao filho de Napoleão. Tem outras com jogos, roupas e mais coisinhas interessantes. Foto: Camila Marquim.

Tem uma parte bem interessante dedicada ao filho de Napoleão, conhecido como “a pequena águia”. Esse filho vai morrer bem cedo, e quem vai assumir o trono é um outro familiar de Popô, que será chamado de Napoleão III. Tem um berço, e o mais legal: objetos que uma criança na época brincava, como um quebra-cabelas chinês e um dominó. Vale à pena dar uma olhada nesses objetos porque eles são bem interessantes!

Tem também uns objetos usados pra educar o filho do imperador, como um livro que ensinava o alfabeto. Fiquem atentos nessa parte do castelo porque é uma das mais legais, na minha humilde opinião.

d) a sala do trono.

Esse castelo guarda a sala do trono de Napoleão com a mobília real da época. A sala tem o trono original com direito à ‘N’s de Napoleão no topo do trono e tudo mais.

fontainebleau

A sala do trono de Napoleão, uma sala única porque guarda a mobília da época. Foto: Camila Marquim.

O que Fontainebleau tem de diferente?

fontainebleau

A delicadeza dos detalhes: reparem que as moças que trabalham na parte de locação de roupas estão vestidas de “serventes” do castelo. Foto: Camila Marquim.

O ponto forte desse castelo é o lado “customizado” dele. Não sei qual o bom adjetivo, mas o castelo é bem “interativo”. Não no sentido tecnológico, mas de que é possível alugar roupas de época, por exemplo. Pra adultos e crianças. É bem legal porque você aluga as roupas e faz toda a visita à caráter! Vi grupos de adolescentes fazendo mil poses no salão de baile, nos aposentos etc e tal. Você entra mais no clima!

No salão de festas tem música de fundo da época e nas capelas também tocam música de acordo com o ambiente.

Resumindo: o castelo te coloca no clima!

As coisas da vida prática…

Como ir

Aviso aos navegantes: não é tão pertinho, mas é fácil de ir com transporte público. Você vai fazer que nem euzinha fiz. Vai até a Gare de Lyon e de lá pega um transilien R (um trem que liga algumas cidades próximas à Paris). Se você estover com um passe Navigo semanal, fique muito ligado: nos fins de semana ele é “dezonado” o que significa que você não precisa pagar nada à mais pra ir até Fontainebleau. Seu passe já vai valer até o final do trajeto. Se você nem sabe o que é Navigo, significa que você vai ter de comprar o bilhete. O trem leva uns 40 minutos pra chegar em Fontainebleau-Avon. Nessa estação você vai pegar um ônibus e chegar no castelo. A estação é suuuper bem sinalizada e você logo logo descobre o caminho pro ônibus. É beeem prático. A parada do ônibus chama château o que também facilita. Sem mistérios!

fontainebleau

Não falei que esse castelo tem tudo a ver com Napoleão? Aqui a recriação da tenda do imperador quando ele ia pras guerras. Foto: Camila Marquim.

Dica de amiga

Olhar beeeem direitinho antes no site deles as fórmulas de passeio. Tem umas coisa bem interessantes pra se ver como uma visita guiada ao “banho turco” ou algo do gênero. E essa visita, por exemplo, não está inclusa no preço do castelo. Tem outra visita à um museu chinês que também não está inclusa no preço. Então o melhor é verificar antes o que você quer ver e comprar o bilhete direitinho.

Você pode gostar...