A Catedral de Colônia e um mistério

Neste postal: tá, ela é linda e enorme e imponente. Mas eu fiquei sem entender o que tinha de tão especial naquela catedral. E o mistério só me foi revelada (coincidência ou não) no último dia da viagem.

catedral colonia

A Catedral de Colônia e toda a cidade são super agradáveis e acolhedoras. Foto: Camila Marquim.

Colônia é supre famosa por essa tal catedral. Mas eu fui meio Às cegas e não pesquisei muito sobre o lugar antes. Pois é, quem diria que eu, a rainha do controle e da programação e viagens, ia me permitir tal feito. Coisas da vida…

Eis que no meu primeiro dia peguei uma excursão “gratuita”, daquelas que são grátis só no nome, mas cada um tem de contribuir com quanto quiser e você fica com muito peso na consciência se nada der ao cara que foi super atencioso e simpático por horas à fio. Tem pessoas sabem como fazer dinheiro nesse mundo, viu?

colonia alemanha

A paisagem mais famosa de Colônia: essa ponte e a Catedral ao fundo. Foto: Camila Marquim.

Pois bem, na tal excursão “grátis” passamos na frente da catedral que eu achei enoooorme e linda. Acho que nunca havia visto algo tão grande. Mas fiquei só me deliciando com a fachada gótica cheias de torres pontudas mesmo e sem dar muito importância ao que tinha dentro.

No último dia, tomei aquela vergonha na cara básica e mesmo sem estar com um pingo de curiosidade de vê-la por dentro me disse: você não vai embora sem ver esse monstro de igreja catedral por dentro, né Camila?! E lá fui eu…

catedral colônia

… me encantar com os mosaicos lindos e enormes no chão da cetedral. Foto: Camila Marquim.

Peguei uma excursão guiada (a melhor coisa que fiz) e  a mocinha ia explicando os mosaicos no chão da catedral, a importância de Colônia desde a época do Império Romano e sua importância como centro de rotas comerciais da Europa… E lá fui eu embarcando naquela história…

Eu já tinha visto um bom pedaço de Colônia. Meu guia, aquele da excursão grátis, já tinha explicado uma boa parte da cidade e como ela foi quase completamente destruída com a Guerra. Como a população tinha sio dizimada. No Museu Galo Germânico vi as origens da cidade na época de Roma.

E ali, na catedral, talvez o ponto mais importante de Colônia que foi quase a única coisa que restou de pé depois de muitos bombardeios, o quebra-cabeças ia se fechando. Eu já estava bem contente e feliz de ter me forçado à ver o interior da catedral. Eis que vem a cereja do meu bolo!

catedral colônia

E bem ali no centro está a cereja do meu bolo – os Três Reis Magos (ou quase isso). Foto: Camila Marquim.

A Catedral de Colônia ganhou boa parte de sua reputação e virou centro de peregrinação quando recebeu uma relíquia: os ditos restos mortais dos 3 Reis Magos. Sabe aqueles que levaram ouro, mirra e incenso pro menino Jesus?! Pois é, o imperador alemão Barba Roxa (adoro esse nome!) saqueou Milão e levou de quebra os Três Reis Magos pra Colônia, o que atraiu muita gente pra cidade.

catedral colônia

A urna com so restos dos Três Ries Magos. Se eles relamente estão lá eu não sei, mas que a jogada de marketing do Imperador deu certo, ah deu! Foto: Camila Marquim.

Bem, eu tenho lá minhas dúvidas que dentro daquela urna belíssima estejam os restos dos Três Reis Magos, mas que toda a história dá um charme extra à Catedral é inegável!

Eu já estava bem feliz e agradecida de ter conhecido Colônia, mas meu último dia na cidade ainda me reservava um grand finale. Mas isso é assunto pro próximo postal…

catedral colônia

E o mistério, porque essa catedral ficou tão famosa e visitada: a urna dos Três Reis Magos. Foto: Camila Marq

Dicas de amiga: peguem a visita guiada à catedral, tudo ganha um novo sentido com alguém te explicando. No final dessa visita tem um vídeo que você pode ver grátis (olha a palavrinha mágica), num prédio em frente a catedral, mas ó: não vale à pena.

Pra ver horários, preços e tudo mais sobre a catedral, vem aqui ó: http://www.koelner-dom.de/index.php?id=19167&L=1

Você pode gostar...