Parque Guell em Barcelona

Neste postal: o famoso parque de Gaudi com o lagarto tão famoso quanto.

parcguell

O parque que é uma das obras de Gaudi oferece uma linda vista de Barcelona e um deslumbre de cores e formas pros seus olhos. Foto: Camila Marquim.

Já contei pra vocês que tudo que é obra de Gaudi em Barcelona é paga, né? Sem desmerecer o trabalho dele que realmente é incrível, acho que os preços podiam ser mais atrativos pros turistas. Enfim, esse é um parque que tem uma parte paga (isso mesmo: um bom pedaço dele é gratuito). É claaaro e óóóbvio que essa é a parte do lagarto famoso e também a mais bonita do parque. Com recursos orçamentários limitados (viram como sei dizer “lisa” de uma forma chique?! Kakakakaka) escolhi apenas 2 atrações de Gaudi, a Sagrada Famíla, da qual já falei aqui, e o Guell. E lá fui eu ver o parque.

parc guell

Foto: Camila Marquim

Vale à pena pagar pra entrar?

O parque é realmente lindo!

parc guell

Na parte ‘não-paga’ já dá pra ter uma ideia da genialidade do cara. Foto: Camila Marquim.

E responder essa pergunta é uma questão delicada! Depois que entrei, vi tudo e olhei pra entrada paga do parque, percebi que não teria perdido muuuitas coisas se tivesse optado por não pagar e entrada e ver tudo de ‘fora’ mesmo.  Mas tem coisas que você só se convence quando vai lá e tira a prova dos 9, né?! Como sou cabeça-dura, não importaria quantas pessoas me dissessem que não tinha necessidade de entrar, que do portão dava pra ver tudo, eu só acreditei vendo! Kakakaka

parc guell

Detalhes da cúpula de uma das casas que o Parque abriga. Linda, linda, linda. Foto: Camila Marquim.

O que tem de legal lá?

Eu gostei do clima de lá. Tem umas cavidades, embaixo de umas passarelas que são bonitas e músicos estavam tocando seus instrumentos ali. Isso deu todo um charme ao parque. Eu ia andando e escutava uma música, quando você procurava de onde vinha o barulho, dentro desses arcos havia alguém tocando.

parc guell

Nessas ‘cavidades’ tem gente tocando música, o que dá todo um clima super legal pro parque. Foto: Camila Marquim.

parc guell

No detalhe: as cavidades que tem esse colorido e uma acústica muito boa. Foto: Camila Marquim.

Tem uma área pra piqueniques e aí acabou-se a parte gratuita do parque. Na parte paga tem a casa em que Gaudi morou, então nem fiquei animada. Realmente é uma casa bonita, mas uma casa, gente.

parc guell

Foto: Camila Marquim.

Fora essa casa dele (ingresso separado do ingresso do parque, custa 5 euros), tem o terraço lindo projetado por Gaudi com uma vista incrível da cidade. É lá que ficam os famosos banquinhos todos decorados com uma espécie de azulejo. Mais embaixo está a entrada do parque com uma escadaria toda decorada. As paredes com mosaicos com esses azulejos e fontes são um deleite pros olhos. Uma das fontes é o famoso lagarto que é praticamente um símbolo da cidade e está em quase todos os souvenirs de Barcelona (detalhe: me arrependi de não ter trazido um lagarto pra mim).

parc guell

O lagarto mais famoso de todos os tempos. Ele está em 9 de cada 10 souvenirs de Barcelona. Foto: Camila Marquim.

Toda essa parte do parque é super linda e fotogênica. Eu pirei nos mosaicos das paredes das escadarias que dão acesso ao lagarto. Lindos, lindos, lindos, eu decorava minha casa inteira fácil, fácil com eles. Olhem só que coisa mais bela:

parc guell

Quero que Gaudi faça a parede da minha casa. :P Foto: Camila Marquim.

Ali pertinho fica a casa da entrada do parque (entrada inclusa no tíquete do parque). Apesar de ter uma filinha básica pra entrar achei que valeu à pena. Tem vídeos mostrando algumas casa que Gaudi projetou. Mostra na época em que foram projetadas e como estão hoje. Achei bem legal, fora que a Casa em si tem uma forma bem diferente.

parc guell

O Parque Guell e a vista de Barcelona. Lá ao fundo o marzão! Foto: Camila Marquim.

Informações práticas:

Preço: 8 euros.

A entrada na área paga se faz a cada 30 minutos, à depender se o parque está com a capacidade máxima ou não. Então se programe pra esperar um pouco antes de ir ver o lagarto de Gaudi.

Você pode gostar...