O que não pode faltar na sua mala numa viagem pro Nordeste

Neste postal: uma listinha com objetos, dicas e estado de espírito ideal pra você curtir ao máximo o Nordeste no verão. 

Fim de ano na área e a estação do ano mais celebrada pelos brasileiros – salve, salve o verão!, só fazem a gente pensar em praia! Praia que lembra Nordeste, né não?! Então, se você está planejando uma viagem pro Nordeste vai aí minha lista de “coisas” que não podem faltar na sua mala:

1. Óculos de sol, protetor solar e aquela vontade de experimentar comidinhas diferentes.

cartola

A cartola, uma iguaria nordestina que vai te pegar pelo estômago: banana e queijo de manteiga assadinhos com uma capa de canela e açúcar. De comer rezando! Foto: Camila Marquim.

Seja uma água de coco geladinha, frutos do mar (casquinha de carangueijo, sururu, moqueca…), uma tapioca ou um acarajé. O Nordeste é cheio de sabores que vão te conquistar certamente. Então, que tal se preparar pra desfrutar de toda a culinária nordestina?!

Tenho 2 amigos gaúchos que piraram nas frutas, especialmente no cajá! O meu amigo queria tudo de cajá: suco, picolé, molho de cajá, se houvesse sopa de cajá ele ia querer! Kakakakaak

Não perca essa oportunidade e se arrisque na medida do possível (não aconselho encarar um acarajé pela primeira vez no aeroporto antes de pegar seu avião) na viagem gastronômica que pode ser o Nordeste.

Pra ver algumas iguarias servidas no Nordeste, vem nesses postais aqui: Comidinhas típicas da minha terra e Hummm, as comidinhas maranhenses.

2. Chinelos do dedo, uma toalha de praia e o gosto de descobrir novas praias

vista de gaibu

A lindinha Calhetas pode te surpreender. Foto: Camila Marquim.

O Nordeste está apinhado de praias pra todos os gostos e bolsos. Tem praias mais badaladas como Porto de Galinhas, Praia do Forte, Jericoacoara, Pipa… E lá vai a lista sem fim! Prepare seu chinelo de dedo e uma toalha pra curtir uma infinidade de praias ao longo dos 9 estados da federação mais ensolarados.

Mas se você está afim de mais sossego, bem pertinho dessas praias também é possível encontrar umas mais tranquilinhas e super charmosas. Ao lado de Porto de Galinhas, por exemplo, tem Maracaípe que é mais tranquila. E com mais alguns quilômetros é possível chegar em praias ainda mais calminhas.

lagoa jacumã

A Lagoa de Jacumã no RN é uma delícia pra você relaxar num banho de água doce. Foto: Camila Marquim.

Se você é da vibe menos baladação e mais sossego dê uma pesquisada nos entornos das praias famosas que você vai encontrar outras muito legais.

Postais com algumas praias nordestinas menos famosas e que podem te agradar:

Pedra do Xaréu (PE)

Piaçabuçu (AL)

Lagoa de Jacumã (RN)

Mirante dos Golfinhos e Tabatinga (RN)

Calhetas (PE)

3. O seu guia, mapa, GPS e um espírito explorador.

grota angico

A grota onde Lampião se escondeu nos seus útlimos dias de vida, antes de ser capturado. Uma relíquia que pode ser vista em Alagoas. Foto: Camila Marquim.

Generalizações às vezes nos levam à ter uma visão errada sobre as coisas, mais eu arriscaria dizer que, com raras exceções, a maioria das cidades nordestinas (as capitais principalmente) não são bem sinalizadas pro turista. A única cidade que me surpreendeu nesse sentido foi Salvador. Mas isso foi lá em 2007 e lá se vão muito anos.

engenho

Quem sabe conhecer um engenho?! Esse aqui é o do Poço Comprido e fica em PE.

Não sei dizer exatamente qual o nível de sinalização das cidades nesse momento, mas lanço o alerta pra você ter mapas, GPS, guia à mão e tentar explorar as cidades e não só as praias nordestinas.

Isso porque o Nordeste tem uma rica História: lembra que foi lá a primeira capital do país?, que era a região mais rica na época da colônia com seus engenhos de cana de açúcar?. Então, há uma série de lugares interessantíssimos pra se descobrir no Nordeste. Que tal ativar seu espírito explorador e tentar descobrir alguns dos tesouros que o Nordeste tem?

convento st antônio

O Convento Sto Atônio, um dos mais antigos do Brasil fica em Igarassu, uma cidade do litoral pernambucano que é tombada pelo Patrimônio Histórico. Foto: Camila Marquim.

Postais com cantinhos que vão despertar seu espírito explorador:

Igarassu (PE)

Alcântara (MA)

Engenho do Poço Comprido (PE)

Engenho Massangana (PE)

Piranhas e a rota do Cangaço (AL)

Recifeando – a Rua do Imperador (PE)

4. Roupas leves e uma curiosidade  sobre a cultura nordestina.

Essa região tem uma identidade especial que se traduz na sua cultura, mas existem vários Nordestes dentro desse Nordeste. A música, as figuras históricas, as crenças e tradições mostram toda essa diversidade entre os Estados Nordestinos.  Se você vai ao Nordeste pode aproveitar pra sentir a energia do forró na orla de Aracaju, um frevo em Recife e Olinda ou um reggae de São Luís. Pode também entrar na rota de Lampião e seguir os passos dessa figura mítica. Ou do Padre Cícero. Quem sabe você não quer conhecer a vida de Luís Gonzaga, o nosso rei do baião?!

cachaçaria

Que tal conhecer uma cachaçaria? Foto: Camila Marquim.

Como a minha cidade é Recife posso falar com mais propriedade, tem 2 novos espaços lá que estou me programando pra conhecer assim que pisar na “terra dos altos coqueiros”: o Museu do Cais do Sertão e o Paço do Frevo. Amigos já me falaram muito bem e pretendo ir dar uma espiada nesses templos da cultura nordestina.

museu mamulengo

Já ouviu falar do mamulengo?! Ele é um boneco super famoso no Nordeste e tem museu e tudo! Foto: Camila Marquim.

Postais que contam mais sobre a cultura nordestina, seus personagens e tradições:

Museu do Mamulengo (PE)

Grota Angico e o último esconderijo de Lampião (AL)

Fundação Gilberto Freyre (PE)

Casa de Nhôzinho (MA)

Cachaçaria Carvaheira (PE)

Pronto, sua mala tá completinha! Agora você vai descobrir o Nordeste além das praias famosas. Tenho certeza que esse pedacinho de mundo com uma gente muito acolhedora e simpática vai te agradar.

E pra você que está na fase do planejamento, não deixa de dar uma olhada nos nossos postais campeões de audiência:

Roteiro de carro pelo Nordeste

9 dicas pra quem vai viajar de carro pelo Nordeste. 

Também tem lá no topo os destinos por categoria e você pode ver todos os nossos postais de acordo com o Estado das Federação. ;)

E se você quiser contribuir com o blog, pode fazer a reserva de hóteis da sua viagem pro Nordeste pelo Booking através dessa caixinha amarela aqui embaixo. Você não paga nada a mais, usa um serviço que dispensa apresentações e, de quebra, ajuda o blog que te ajudou. Massa, né não?! ;)

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Carlos Augusto da silva disse:

    Obrigado camila pela generosidade , dedicação , carinho e desprendimento em ajudar-nos para termos mais facilidades do que você é seu acompanhante teve.grato pelas dicas, o mundo precisa de gente como vocês. Bjos

    • camila disse:

      Carlos,

      Seu comentario fez meu dia nublado e chuvoso ficar mais alegre! Muuuito obrigada, o mundo precisa de pessoas mais gentis como você! :D

      Um abraço!

  2. Sousa disse:

    otimas dicas, estou criando coragem pra pegar a estrada com minha esposa e meu filho de um aninho sempre sonhei fazer uma viagem dessa de carro estarei indo em outubro ou novembro acredito ser uma epoca boa de viajar por ser baixa temporada estradas e praias mais vazias terei 30 dias pra desbravar muita coisa boa pelo Nordeste a fora… obrigado e felicidades..

  3. maurina disse:

    Estou querendo viajar p Aracaju comei marido e minha filha de 2 anos quero saber quantos dias leva do rio de janeiro até Aracaju de carro

    • camila disse:

      Oi, Maurina.

      Creio que direto, parando so pra comer e dormir, vai te levar uns 2 dias inteiros. Mas faz muuito tempo que fiz essa viagem. Se alguém por aqui souber, ajuda a Maurina, genteeee! ;)

  4. Janaína disse:

    Estou muito interessada neste roteiro,tudo quero neste momento. A única coisa que ainda me prende é ir sozinha, tenho receio de não conseguir me divertir ou acontecer algo e estar sozinha na estrada.
    Adorei as dicas.

  1. 11 de novembro de 2014

    […] O que não pode faltar na sua mala numa viagem pro Nordeste […]