5 passos para tirar visto de estudante para França.

Você pode gostar...

218 Resultados

  1. Eden disse:

    Oi Camila.
    Atualmente estou morando na Irlanda com Visto de estudante.
    Pretendo mudar pra França e tirar esse visto de estudo + Trabalho, curso de Francês de 6 meses me concede esse visto? E vc sabe como funciona se eu quiser tirar esse visto estando lá na França?

    Obrigado,

  2. Fabio Beltrão disse:

    Olá tudo bem? vc sabe me dizer se tenho como solicitar o visto com urgência?

  3. Douglas O. disse:

    Oi Camila. Muito informativo teu site. Tenho uma pergunta? Posso entrar com pedido de visto para curso de francês e depois entrar em uma universidade? Te pergunto isso pois minha candidatura à universidade só sairá no final de agosto, logo, se for pedir o visto depois da resposta, não terei tempo hábil para fazer todos os trâmites legais. Então pensei em me matricular num curso de francês e usar este visto para posterior permanência para os estudos na universidade. Você sabe me dizer se isso funcionaria?

    Obrigado!

    • camila disse:

      Oi, Douglas.

      Funciona sim. No meu caso foi primeiro um visto estudante pra curso de idiomas e depois um pra universidade. 😉

      Boa sorte!

      • Priscila disse:

        Boa noite Camila!
        Estou no processo para tirar o visto de estudante para curso de francês também, porém sou formada desde 2014, e me informaram que eles concedem o visto de estudante para ex universitários graduados até 6 meses. Quando você tirou o seu visto já havia terminado a faculdade a muito tempo?

        Obrigada!!

  4. Oie Camila. O valor pago para tirar o visto no caso foi só a taxa do Campus France?

  5. Carolina disse:

    Olá Camila! Tudo bem?
    Acabei de ir no RJ pagar a taxa do visto e recolher as digitais. O meu visto é religioso para trabalho missionário.
    Eles me entregaram um papel comprovante de pagamento mas não me falaram nada sobre o visto ter sido aprovado ou não.
    Voce sabe me dizer como sei se ele foi aprovado?
    Obriagda

  6. Cassio Henrique Guimaraes Santos disse:

    Olá, minha mãe tem visto de conjuge de francês, eu tenho direito ao visto também?

  7. Letícia Cecilia M disse:

    oi Camila, você sabe se esse valor que você pagou ainda é o mesmo?

  8. Dil disse:

    Camila, boa noite, tudo bem? Eu sou amigo da Vanessa que entrou em contato com você por instagram. Pesquisamos a respeito de estudo da língua em Paris e conseguimos entrar em contato, mas os valores que eles disseram beiravam a casa dos 9 mil euros, isso procede? Você conhece algum outro colégio para se matricular? Precisamos apresentar a matrícula na entrevista, mas achei esse preço muito salgado pra um simples curso de línguas. Agradeço a atenção e tenha um ótimo fim de semana.

    • camila disse:

      Oi Dil, amigo de Vanessa!

      Primeiro preciso de uma precisão sua: esse 9 mil são o custo total do curso ou so matricula?
      De toda forma, o preço realmente esta bastante caro! Eu não me lembro na minha época exatamente quanto paguei, mas certamente não foi esse valor.

      Creio que foi algo do tipo 200 euros a matricula na aliança francesa pra 1 ano de curso, com isso eu fui pra entrevista e deu certo. Ja o custo do curso em si foi outro, mas nada perto de 9 mil euros. No total creio que paguei menos de 2 mil por 6 meses de curso. Atenção, no meu caso estou falando de uma escola privada de idiomas. Não sei como eh o esquema em universidades etc e tal.

      Boa sorte pra vc e pra Vanessa! 😉

    • Andre disse:

      Olá Dil…. estou indo fazer curso na aliança francesa de toulouse e irei pagar a metade disso…9 mil euros e fora do normal.

  9. Stephanie Caires disse:

    Oi Camila, tudo bem?

    Eu li os comentários, uma das perguntas chega a ser parecida com a minha, mas não responde minha dúvida completamente.

    Você sabe se, ao passar o tempo de 90 dias de turista, se eu posso pedir que minha estadia seja prorrogada por mais 90 dias?

    Além disso, gostaria de saber se já estando na França eu posso solicitar um visto de estudante caso eu ache algum curso por lá.

    Obrigada,

    Stephanie

  10. daryl disse:

    Olá Camila.
    Me chamo Daryl, tenho algumas dúvidas sobre visto de estudante, gostaria de saber se você pode me ajudar ?
    Fui no consulado, eles me orientaram prestar um vestibular aqui e na França, e tendo dado início a uma faculdade aqui, com prazo de 2 anos, pra conseguir tirar o visto de estudante, isso é verdade ?
    Em relação a entrevista no consulado, é obrigatório eu fazer ela em francês ou tenho a opção do português?
    Rsrs

  11. Danyelle disse:

    Boa tarde, Camila!

    Por acaso vc teve que apresentar o contrato de locação do apartamento que você ficou? Que documentos você apresentou além da carta convite?

    • camila disse:

      Oi, Danyelle!

      Mostrei o contrato de locação em que estava meu nome. Todos os documentos que mostrei não lembro porque já faz mais de 2 anos…

      Sorte pra você!

  12. Renata Barros disse:

    Oi Camila, minha família mora na França ha 5 anos, porém não consegui ir para morar, pois quando eles foram eu já era maior de idade. Esse ano conclui o curso de Design de Interiores, e queria tentar uma pós, só que não falo fluentemente o francês, queria um visto de 1 ano para estudar o francês, você sabe qual procedimento eu poderia fazer para conseguir algum local onde eu estude o francês, e quanto se paga? Estarei viajando para a França, terça dia 15/12 e volto em março, porém irei passar 3 meses que não necessita de visto, queria saber alguma forma que eu pudesse ficar por la, nem que seja para estudar por 1 ano o francês para meu aperfeiçoamento.

  13. gleice disse:

    Oi Camila e como fica a questão moradia? eu penso em ir pra fazer curso de língua francesa em 6 meses na sorbonne e meu namorado mora lá, divide apê com a irma, mas eles são franceses de mãe brasileira… eu poderia ir dividir tb? vc sabe com isso funciona? sei que tem mtas burocracias… pq vejo isso com a carta convite sempre que vou… grata!

  14. Karoline disse:

    Olá,
    Estou indo para a França dia 03/11 serei au pair…
    minha dúvida é a respeito do seguro saúde.. tem uma cláusula no me contrato com a familia que terei a assistencia em caso de doenças, acidentes… mesmo assim necessito comprar o seguro? Outra duvida, passarei um ano lá, no caso de ter que comprar o seguro, posso adquirir um de alguns dias ou um mês só até entrar lá?
    Obrigada!!!!

  15. Daniele disse:

    Oi Camila! Por favor me tira uma dúvida… Para o visto de estudande precisamos matriculas em
    Uma escola que faz parte da lista do campus france, vc disse que a escola que vc frequentou não fazia na época.. Como vc fez? Podemos nos matricular em uma da lista e lá mudar de escola?Mas a escola devolve o d dinheiro? Porque por ex, se vou pedir visto de 12 meses, preciso pagar 12 mensalidades da escola para pedir o visto. Ou entendi errado? Muito obrigada!!

    • camila disse:

      Daniele. Eu me matriculei em uma da lista e chegando aqui troquei de escola. Nao recebi o dinheiro de volta da escola que estava inicialmente matriculada. Maaaaaas ressalto que esse foi meu procedimento 2 ANOS ATRAS! As coisas podem ter mudado. Aconselho conferir as informaçoes com quem esta fazendo o procedimento agora e com o consulado. 😉

      Boa sorte.

  16. Arlete disse:

    Boa tarde Camila!!!
    Preciso tirar uma dúvida para fazer o curso de línguas na França para iniciantes precisa ter graduação ou apenas com o segundo grau completo você pode fazer o curso para aprender a língua? A universidade que quero me candidatar é particular mas liguei para o campus france pra tirar algumas dúvidas e ela veio me dizendo que tem que ter o 3° grau completo para conseguir o visto de estudante.
    Obrigada.

  17. Karoline disse:

    Ola,
    estou indo para França e estou só aguardando minha entrevista para agendar para Brasilia, você acha que eu demoro a receber o visto? Pois tenho que embarcar ate o dia 02/11 no maximo devido a carta da pre matricula que a familia me enviou… você acha que eu tenho como fazer um pedido de urgencia?

    Obrigada!

  18. jhonatan disse:

    Camila, eu quero ir pra frança, com o visto de estudante de idiomas eu posso trabalhar ? é muito dificil igual para os eua ? obrigado camila

  19. luana disse:

    olá, sou louca para estudar na França , ate porque tenho parentes para lá.
    mas eu ainda não falo francês, mas quero fazer uma graduação lá.
    queria saber se tem cursos de francês que preparam estudantes extrangeiros para universidades?

  20. Karoline disse:

    Camila,

    estou no processo para tirar o visto de estudante… serei au pair na França..
    Só tenho uma duvida, preciso ir a Brasilia para pegar o visto também, ou eles enviam por correio?

  21. Arlete disse:

    Olá Camila!!!!
    Parabéns pelo seu site.
    Teria como você me passar seu email?

    Bjs.

    • camila disse:

      Oi, Arlete!

      Creio que já respondi sua dúvida, né?! De toda forma, acho que é melhor você colocar aqui se tem mais dúvidas porque ajuda quem está com a mesma dúvida.
      😉

  22. Gabriel disse:

    Oi, Camila!! o curso de 12 meses dá direito a visto? Tem alguma escola que tu indicas?

  23. Delma disse:

    Boa noite!
    Dei todos os documentos dia 05/08/2015 no consulado do Rio de Janeiro ,visto de estudante ,e ate agora nao tenho resposta, e tenho que viajar semana que vem, pois o curso começa dia 03 e nao aceitam falta.
    Estou preocupada de nao sair a tempo. Onde eu posso me informar pra saber quando vai sair?
    Ja mandei email pro consulado,so que ainda nao responderam.
    Minha passagem e pra dia 28.
    No aguardo, agradeço.
    Delma

  24. Larissa Ravália disse:

    Oi Camila! Tudo bem? Estava completamente perdida nessa história de Paris e teu blog chegou para me salvar! Muito obrigada hahaha

    Então, eu morei em Dublin por dois anos e acabei de voltar pro Brasil maaaas como nada nessa vida é fácil, eu me apaixonei perdidamente por um parisiense e começamos a namorar pouco antes de eu voltar. haha Como eu ja tinha gastado todo meu dinheiro, tive que voltar mesmo, não teve jeito, mas agora tô fazendo das tripas coração pra voltar pra Europa no começo de 2016, dessa vez para Paris.

    Nem precisava ter contado tudo isso, mas sei lá, já li tanto seus posts que já me senti íntima ahaha Uma coisa que eu já fucei em todos os lugares mas ainda não consegui ter certeza se entendi é: o visto de estudante é de um ano independente do tempo de aulas? Ou se eu estudar por seis meses, ele vai valer somente por seis meses?

    Um dos meus planos é tentar um mestrado no ano que vem, se eu conseguir evolui bem o meu francês até o final do ano e passar pelo processo seletivo. Você tem mais informações sobre as universidades públicas? Queria um mestrado na área de Turismo, Hotelaria, algo assim, mas sou formada em Letras e tenho medo de eles não aceitarem por que sei que os franceses gostam de continuidade e a minha vida tem tudo menos continuidade.

    Desde já obrigada e muita energia boa pra você aí nas Europas 🙂

    • camila disse:

      Oi, Larissa!

      Desculpa a demora em responder. Nao precisava ter contado toda a estoria, mas eu achei tao fofinho quando voce disse que ja se sentia intima que achei otimo! 😉

      O visto eh pelo tempo dos seus estudos. No meuc aso eu renovo a cada ano porque aqui os anos sao independentes. Entao se o curso eh de 6 meses, o visto sai por 6 meses.
      Sobre as universidades publicas eu nao conheço bem, entao nao posso te ajudar.

      Boa sorte pra voce tambem!
      Um abraço carinhoso!

  25. Lella disse:

    Oi, Camila, tudo bem?

    Li todos os comentários (é sério, rs), vi que há algumas perguntas próximas, mas não semelhante. Seguinte, tenho a intenção de me inscrever em um curso FLE de 1 ano, começando em janeiro de 2016. A questão é que o que pretendo mesmo é participar do processo seletivo para um mestrado, ou seja, eu não finalizaria o segundo semestre do curso FLE, para começar as aulas do mestrado. A inscrição para um ano de curso seria apenas para conseguir o visto longo em vez de precisar voltar ao Brasil para renová-lo. Vi você comentando que pessoas renovam o visto ao trocar de curso. Você conhece quem já tenha realizado uma prática assim, cancelando o segundo semestre? É arriscado? Obrigada!

    • camila disse:

      Lella,

      Não sou uma fonte oficial, então minha informação pode não ser a melhor. Isso aqui é só um pitaco!
      Mas eu creio que não. Totalmente justificável: você pensou em fazer 1 ano e conseguiu passar na prova antes desse um ano e já engatou no mestrado.

      Boa sorte!

  26. Luan Faria disse:

    Olá Camila tudo bem?

    Venho aqui com uma duvida gigantesca, estou na frança já tem um mês mas com o visto de turista, minha namorada é francesa portanto quero muito continuar aqui com ela e estudar, apenas nos comunicamos em inglês porque eu ainda não falo francês, já conseguir achar escola e tudo mais, porem não sei que processo devo fazer para obter um visto aqui dentro da frança. Nao gostaria de voltar ao Brasil pois nao é muito barato, mas se for esse a unica opçao nao tenho muio a escolher. Você sabe me explicar quais procedimentos necessários para conseguir um visto de longa duração, (superior a um ano por exemplo) ou outras maneiras de conseguir um visto de permanecia sem não que seja de estudante?

  27. Hellen disse:

    Oi Camila tudo bem? Você tem sugestôes de escolas para curso de Francês em Paris? queria um curso em média de 6 meses há 1 ano. Obrigada!

    • camila disse:

      Hellen,

      A minha escola eu achei muito boa no quesito preço X qualidade. Mas ela não estava (pelo menos quando eu fazia o curso) entre as escolas que eram aceitas pelo consulado. Chama Campus Langues.

      Boa sorte!

  28. Larissa disse:

    Oi Camila, tudo joia?
    Eu sei que este post é um pouquinho antiguo para fazer perguntas sobre preços e taxas, mas foi o que encontrei de mais esclarecedor por aqui, por isso vai minha pergunta a você:
    1 – Eu li que você pagou uma taxa de R$335,00 ao campusfrance, mas não encontrei o valor que você pagou pelo visto de estudante em si, ou foi esse o valor do visto?
    2 – Gostaria de saber também se para o visto de estudante de idiomas é possível inscrever se em qualquer escola de idiomas ou se são escolas especificas. E se é possível apenas fazer a matricula ou se tem que pagar o curso integral antes de ir pra França.
    3 – Como se faz para comprovar que vc tem recursos para viver na França? É só imprimir o saldo da sua conta corrente e apresentar caso te pidam?
    4 – Meu namorado é francês, existe alguma vantagem burocrática nisso?

    Desde já muito obrigada!

    • camila disse:

      Larissa:

      1 – Nao lembro dos valores exatos, desculpa.
      2 – Primeiro você escolhe a escola, se matricula e depois vc pede o visto para aquela escola especifica em que vc se inscreveu. Eles geralmente pedem pra pagar tudo, mas na minha epoca nao paguei. Matriculei e fui pagando ao longo do tempo.
      3 – Sim
      4 – Nao.

      Espero ter ajudado. Em todo caso, sempre confirme minhas informaçoes com o consulado, hein?

      Abraços.

  29. Marcio Rayron disse:

    Olá Camila, Bom dia 🙂 !

    Gostei muito do artigo me ajudou bastante com dúvidas, mas tem uma em que não consegui e gostaria da sua ajuda.

    Vamos lá:
    – Quero saber se, no meu caso que não sei falar francês, poderia conseguir tirar o visto de estudante e lá fazer um curso de francês (motivos de melhor entendimento por estar na convivência, etc..) e depois ingressar em uma faculdade.

    Essa é a situação, agora quero saber se é possível pois como vi a entrevista feita depois de deixar os documentos na Campus France é em francês (claro né, eita) e atualmente eu não sei nada de francês ou se posso tirar um visto de turista, fazer um intensivo e quando voltar ao Brasil, fazer os procedimentos para o visto de estudante.

    Abraços,
    Márcio.

  30. Rildo disse:

    Camilo obrigado mas já estou na França tem 6 meses já vou renovar meu visto kkkkk vc demorou muito pra responder mas obrigado de qualquer forma qual a cidade que vc mora?

  31. Wendesom Alves disse:

    Camila, comprei minha passagem pra França pro dia 25/08/2015 saindo de Guarulhos. Só que moro no Amapá e preciso tirar o visto em Brasília, mas realmente só vou poder ir à Brasília em agosto, por motivos de preço de passagem, você acha que eu solicitando o visto a partir do dia 03 de agosto eu terei meu passaporte de volta até o dia 25 de agosto? (meu visto é de 1 ano pra mobilidade de graduação)
    OBRIGADOOOO

    • camila disse:

      Wendesom,

      Desculpe a demora em retornar, mas é que o fluxo de comentátios está grande. espero que tenha dado tudo certo pra seu passaporte.

      Boa sorte!

  32. Claudia disse:

    Oi Camila,
    Li seu blog, e os comentários me ajudaram bastante! Obrigada!
    Estou com uma dúvida, é melhor levar comprovação autofinanciamento ou ajuda parental , para visto long sejour , também?
    Levo minha recisão de contrato da empresa que trabalhei, já sai para poder fazer mba em paris?
    Obrigada,
    Bjs

    • camila disse:

      Oi, Claudia!

      Eu não sei te dizer qual o melhor, eu levei autofinanciamento. Acho que deve levar a rescisão sim.
      Fico feliz que o blog tenha te ajudado! 😀
      Boa sorte!

  33. Dione teles disse:

    camila como a inscrição do curso foi online? como foi ?

  34. Cristiane disse:

    Camila, para ficar um ano estudando na França eu preciso comprar passagem de ida e volta ou pode ser só de ida?

  35. luana disse:

    ola, meu nome é Luana, estou pesquisando há um bom tempo de como imigrar para lá. Tenho uma tia e primas que moram lá, quero fazer conseguir visto para estudante de graduaçao, como dou a inicio para isso?
    Mas uma dúvida,se minha tia querer me adotar, pode conseguir visto de permanencia francesa?

    • camila disse:

      Luana,

      Procure se informar nos orgãos oficiais: consulado e embaixada da França no Brasil. Eu não sei a resposta pra essas perguntas. Eles é que podem te ajudar.
      Boa sorte!

  36. Alana O. Souza disse:

    Olá, Camila.

    Meu nome é Alana. Estou tirando o meu visto para ir fazer mestrado na França. Não terei bolsa, e por isso serei financiada por meus pais. Você poderia me dar uma idéia de valores necessários na comprovação de renda, para que o visto seja liberado?

    Obrigada.

    • camila disse:

      Oi, Alana!

      Olha, eu não sei quando são seus pais como fica o valor da comprovação de renda. O valor que vou te dar é pra quem declara que vai se auto-financiar. Você tem de comprovar um mínimo de 615 euros por mês de estadia do visto estudante. Tipo 615X12 se você está querendo um visto de 1 ano.

      Espero ter ajudado.
      Abraços

  37. Rafael disse:

    Boa noite!
    Colega, eu deixei meus documentos no consulado após realizar a “entrevista”, recolher minhas digitais, etc. Isso significa que meu visto foi aprovado ou só vou saber quando eles me enviarem um email? Porque, caso ele seja negado, gostaria de poder sanar qualquer irregularidade para conseguir tirar o visto sem problemas, só que posso acabar descobrindo que ele foi negado poucos dias antes da minha viagem.

    Grato

  38. Alesssndra disse:

    Olá Camila
    Moro em Paris,e estou tentando trazer meu filho que já têm 20 anos para estudar aqui…iniciando pelo curso de francês e posteriormente a faculdade.
    Tenho várias dúvidas!!!
    Fiz a inscrição dele em um curso (Instituto Privé Campus Langue) e logo que me dei conta que o mesmo não contava na lista,pedi anulação da inscrição!!!E me exigiram um doc do consulado negando o visto,para que façam o reembolso.
    Agora irei fazer à inscrição dele na Sorbonne 3 no curso de francês (Dulf) e o campus france me disse que ele deve começar o curso no Brasil e depois que tiver o nível b2 ele poderá vir!!!Confusão total na minha cabeça…
    Para o curso de francês,é necessário ter prestado o vestibular???
    Eu morando aqui e sou casada com português ,trabalhamos e temos uma boa folha de impostos…isso ajuda ou atrapalha por caracterizar a imigração dele?
    Fico grata por qualquer esclarecimento!!

    • camila disse:

      Alessandra,

      Nao sei dizer se eh preciso ter feito o vestibular. Acho que o fato de vc estar com seus imposttos em dia mostra que vc tem condiçoes de sustenta-lo, mas nao sei dizer se ajuda muuuito. Procura se informar no consulado.

      Abraços e boa sorte!

  39. sabrina disse:

    oi camila, qual foi o curso que você fez? por qual instituição?

  40. Natalia disse:

    Oi Camila,
    Meu marido está indo para a França em setembro fazer um master de dois anos. Estou pensando em ir com ele, mas sem curso de francês, só como acompanhante mesmo, com o visto “visiteur”, que me dá a possibilidade de estudar também, caso eu queira.
    Já dei uma olhada na burocracia pra esse tipo de visto, mas tenho esperanças de, talvez, o meu seja um pouco menos dificil visto que meu marido está indo através de um programa de bolsas do governo francês.
    Vc ja ouviu algum caso assim?
    Obrigada.

  41. Patricia Matos disse:

    Olá me chamo Patricia eu e meu esposo gostariamos de estar indo para França, mas temos uma filhinha de 4 anos eu estou indo para estudar e ele para Trabalhar como proceder nesses casos espero que me ajude !
    Obrigado

    • camila disse:

      Olá, Patrícia.

      Infelizmente não tenho as respostas pra essa pergunta. Procura se informar com fontes oficiais como o consulado ou embaixada da França no Brasil, ok?
      Boa sorte!

  42. Maryana disse:

    Camila tudo bem?Gostaria de saber se vc candidatou a um curso de linguas em uma universidade francesa? Isso teve custo para esse curso? Eu estou tentando tirar o visto, acho minha historia parecida com a sua, meu namorado está indo para a frança ficar 2 anos(master) e eu preciso de um visto, estou tentando arrumar um aceite pela universidade de Angers, ou achar um estágio ou professor que me receba para pesquisa, minha dúvida é se eu tiver uma carta de algum professor de lá eu consigo um visto? Eu estou sem saber o que fazer pra ficar lá mais que 3 meses…

  43. Pedro disse:

    Olá Camila, bom dia. Você acha que eu consigo visto de estudante em algum curso, mas sem saber nada de francês?

  44. lino disse:

    Olá Camilo. Me ajuda. Em junho meu noivo vai para Paris fazer doutorado. Vai ficar por um ano. O que me sugere que eu faça pra conseguir um visto de um ano. Não seu falar nada de francês. Seria interessante me increver num curso?

  45. Olá Camila, é o primeiro site que consigo achar pergunta e respostas!!!… também sou libriana e talvez isso á impulsione a responder!!!… hahaha…
    Te vejo como uma luz!!!… um sinal!!!… porque acordei decidida a abandonar tudo!!!…
    Tenho casa de uma amiga francesa (60 anos) que mora na França e me ofereceu estadia na sua casa até que eu me organize com trabalhos e estudos!!!… Tudo isso para que eu mantenha o meu amor com um português que está fazendo um doutorado na França!!!… O amor é lindo… mas entre fronteiras, a luta é grande!!!
    Bom… quero ir pra França e fazer valer a pena fazendo um Mestrado!!… Mas não estou preparada para uma entrevista em francês, só tenho o básico!…

    A minha intenção é ir pra casa dessa amiga, e lá encontrar um curso que eu possa pagar e tentar o visto de estudante de línguas, e na sequência, me organizar pro Mestrado.
    Te pergunto… preciso voltar ao Brasil pra solicitar esse visto de estudante???…
    Qualquer curso de línguas me dá esse visto de estudante?… Até mesmo um curso que é oferecido pelas prefeituras, para estrangeiro???…

    Acabei alugando o meu apartamento aqui no Rio pra fazer dinheiro… mas agora me deparei com essa questão de visto e tempo!… sei que fui burra!!!… rsrs…
    Se puder me add no face… Aline Silvestre Souza.
    Muitooo obrigada!!!…
    Haaaa.. falei como uma libriana!!!… rsrsrs… bjus!

    • camila disse:

      Oi, Aline,

      Vamos por partes:
      – Creio que tem como fazer o procedimento por aqui, mas por que não pedir visto de estudante já aí no Brasil?
      – Cursos de línguas cadastrados no site Campus France. Pesquisa lá.

      Boa sorte. Fica tranquila que no final tudo dá certo. 😉

  46. Átila Matos disse:

    Olá Camila, ultimamente conheci seu trabalho aqui no blog e comecei a me empolgar com suas publicações, parabéns pelo trabalho.
    Há um tempo que tenho intenção em estudar a língua nativa em algum país e posteriormente fazer a graduação, mas o que me pega muito é a necessidade de comprovação de renda também depois do curso de língua na maioria dos países. Como já irei vender um rim para estudar entre 6 meses e 1 ano, eu não terei condições de comprovar novamente a renda depois deste período.
    Então, assim como na Irlanda, a França também não necessita desta comprovação para renovar o visto de estudante de língua para graduação? Ou necessita?
    Agradeço a atenção.

  47. noely disse:

    ola, boa noite, tenho duas duvidas, a primeira: eu consigo tirar o visto ja estando morando na europa? e o segundo: eu preciso pagar o cuso que irei fazer antes de começar ? ou posso ir pagando de acordo com que vou concluindo o curso?obrigada

    • camila disse:

      Noely,

      Acho que consegue sim.
      No caso de um pedido de visto estando no Brasil, precisava pagar o curso todo para o período do visto, mas já estando aqui pode ser diferente.

      Bosa sorte!

  48. Luanna disse:

    Oi Camila. Adorei seu blog!!

    Já fui pra frança fazer curso de ferias, mas desta vez quero tentar um visto de long sejour, ou seja, 1 ano.
    Minha duvida é em relação a documentação.
    Vou ficar hospedada na casa do meu namorado, quais documentos vou precisar que ele me envie ?
    Carta acolhimento ? E em relação a meio de subsistência, o comprovante de renda dele serve ?
    E o tal do seguro saúde ?

    Esses documentos serão solicitados e em qual etapa do processo para o visto ?

    • camila disse:

      Oi, Luana.

      Eu não tenho essas respostas pra você. Acho que a carata de acolhimento sim, e uma declaração que ele vai te bancar financeiramente. O seguro saúde você faz em qualquer empresa no Brasil. Não sei exatamente em qual etapa, mas provavelmente quando você for pra 2ª entrevista.

      Boa sorte e desculpe a demora em responder.

  49. Maria Claudia disse:

    Oi Camila tudo bom? Adorei seu site, parabéns! Gostaria de pedir uma informação, meu afilhado de 14 anos está com a irmã na Franca, foi de turista mas se matriculou em uma escola de la, com todos os documentos prontos ele pode tirar visto de estudante la ou tem de voltar para o Brasil para tirar aqui? Voce saberia como me esclarecer essa duvida? Um abraço e muito obrigada!

  50. Daniele disse:

    Ei Camila!! São quase 4 h da manhã e estou surtando aqui com tantas dúvidas… Por favor, me ajude…para cadastrar no campus france preciso da matrícula no curso de idiomas,então se me matriculo por exemplo para setembro, quando dou entrada nesse visto? Uns 3 meses antes?depois da entrevista quanto tempo demora p chegar meu passaporte?Se quero um curso de 12 meses, eu tenho q pagar por todo o curso para solicitar o visto? Caso ocorra algum problema com o visto , a escola devolve o dinheiro? Muito
    Obrigada! Aguardo por sua resposta! Um abraço! Daniele

    • camila disse:

      Daniele,

      Você pode dar entrada quanto tempo antes quiser, eu creio. O passaporte leva um certo tempo, eu não lembro ao certo, mas me recordo de esperar até o último dia de prazo.

      A última vez que li sobre o assunto a orientação era pagar tudo, mas eu, por exemplo, não paguei. Não sei se a escola devolve o dinheiro.

      Abraços.

  51. Cláudia Muniz disse:

    Oi Camila,
    estou indo para França novamente este ano…
    Gostaria de ir em fevereiro, ajeitar tudo e voltar pro Brasil, gostaria de ficar os 3 meses como turista, voltar pro Brasil e pegar meu visto e começar meu mestrado em setembro.
    Minha pergunta é, eu posso fazer este bate e volta? Não consegui achar em nenhum lugar.
    Obrigada.

  52. Juliana Clos disse:

    Oi Camila! Desculpa se eu tiver fazendo perguntas que já foram respondidas. Eu tenho 16 anos e sou louca pela França! Fazer a graduação aí já virou meu objetivo! Sei que o processo não é algo complicado mas, a questão da Universidade me aceitar, você acha que é difícil? Eles selecionam muito? As chances são poucas ou muitas? E se eu for aceita para cursar a L1, eu tenho direito de ficar até o final do curso, né?
    Ah, caso isso aconteça, eu automaticamente ganho moradia do governo ou isso fica por minha conta?
    Só mais uma coisinha, caso você saiba: Eles vão querer a minha nota do ENEM ou eu preciso primeiro ser aceita na faculdade aqui no Brasil?
    Obrigada!

    • camila disse:

      Juliana,

      A pergunta é difícl. O que eu posso dizer é que o importante é o que você vai escrevere na sua carta de motivação pra univerdade, ter um projeto profissional coerente e ter uma boa nota no francês. Cada faculdade tem seus critérios de qual o nível de francês.
      Não tem direito de ficar até o finla, mas pode ir renovando ao longo dos estudos. Geralmente eles dão por 1 ano e você vai renovando aqui mesmo sem broncas.

      A moradia, se vocÊ não tem bolsa, é por sua conta.
      Enem: depende. Se você vai faezr tipo ciencias sem fronteiras, deve conta o seu enem. Se você vai aplciar diretamente pra faculdade aqui aí não precisa.

      Abraços e boa sorte.

  53. Rildo disse:

    Quanto tempo demorou o visto de vocês pois eu já entreguei toda a minha papelada em Brasília e estou esperando tem 5 dias sei que em média leva 15 dias úteis mas existe casos de ser mais cedo pois estou com passagem marcada
    desde já agradeço tchau

  54. Mari disse:

    Oi Camila, td bem?
    Parabéns pelo site, muito bacana!
    Uma dúvida, quando vc começar o procedimento para seu mestrado, vc vai fazer tudo pelo campus france de novo ou para a renovação do visto vc faz direto no consulado?
    bjs

  55. Vânia disse:

    Olá Camila,
    Muito útil e descomplicado seu post ! Parabéns por ajudar e tirar tantas dúvidas de todos !

    Também estou em processos de visto estudante para 1 ano de curso de francês em Paris, para abril/2015.

    Uma dúvida louca que me veio na cabeça foi em relação à passagem de avião haha Eles pedem alguma coisa sobre isso? Principalmente sobre a passagem de “volta” (sim em parenteses hihihi), não dá pra comprar uma passagem com mais de 1 ano… como vc vez com isso ? O Campus France e no Consulado me falaram que é normal as pessoas irem uma semana antes no máximo, mais do que isso o controle pode alegar que vc está ilegal e blablabla porque seu visto nem começou. Mas pra volta pensei em qualquer data aleatória (quer dizer: valor mais barato haha), já que ela não vai ser realmente usada, se eu voltar vou ter que trocar a data na hora, enfim…. dúvidas.

    Obrigada desde já ! E obrigada se alguém puder ajudar.

    Beijos !

  56. Trinny disse:

    Olá Camila!
    Minha dúvida é o seguinte (e um tanto quanto extensa). Tenho pretensão de fazer mestrado na sorbonne, ja sei o curso e tudo, só que eu não falo francês, ainda. Neste caso, andei pesquisando pra ver como eu poderia agilizar essa parte e começar a estudar pra tentar atingir o nível da proeficiencia em dois anos estudando aqui no Brasil (me formo no fim de 2016, no caso seria pro ano letivo de set. 2017) e aplicar direto pra universidade, porém, na Aliança sei que isso será quase impossível visto que a didática deles é lenta e bem detalhista. Além disso, trabalho o dia todo e estudo a noite, mal tenho tempo, mas me empenharia o máximo possível pra aprender nesses dois anos. Dai ok. Minha duvida é: será que valeria a pena juntar uma boa grana e ir fazer um curso ai mesmo em Paris em 2017, com o visto ja de estudante, depois aplicar dai mesmo pra 2018 na universidade ao invés de nesses dois anos daqui até lá tentar aprender (talvez mal aprendido) a língua e arriscar?
    Não faço ideia, mas como se aplica pro mestrado ja estando em aí? Porque ficava imaginando que tinha que fazer todo processo do campus france estando longe, mas acho que não (?). E também, com esse visto pra estudar a língua, é possível trabalhar aquele meio período de jornada semanal que eles concedem aos universitários?
    Muitas dúvidas, mas se você puder me ajudar com algumas delas ja vai ser uma mão!! Muito obrigada desde ja! 😀

    • camila disse:

      Trinny,

      Acho que sempre existem formas de aprender auqndo q gente se interessa. Nao espera chegar 2017 pra começar o francês. Comece desde ja, com um curso on line, algo simples e gratuito talvez. De toda forma você pode vir estudar o idioma e aplicar pra universidade ja estando aqui.
      Com visto de estudante você pode trabalhar um certo tempo, pouco importa se é estudante de linguas ou universitario. 😉
      O procedimento pra estudar na universidade ja e’stando aqui pode ser ou nao pelo Campus France, mas depende da faculdade.

      Espero ter te ajudado.

  57. Oi Camila, A minha dúvida é me relação a matricula, li em alguns lugares que basta eu apresentar a pré inscrição do curso que consigo retirar o visto, isso é verdade ou tenho que pagar o curso integralmente?
    Ah, no meu caso estou indo fazer o curso da língua, mas também pretendo converter o visto para uma graduação, você também pode me informar o período que posso estar me matriculando numa faculdade?

    • camila disse:

      Antonio,

      O procedimento oficial é o pagamento integral pra poder tirar o visto. Pelo menos era esse na época que fiz, mas eu so apresentei inscriçao e nao pediram mais nada. Eh uma “facilidade” que eles podem nao permitir e querer que seja realmente tudo pago.

      Abraços e boa sorte.

  58. chwndreu disse:

    Ola ,Camila meu nome é chwndreu
    , EU gostaria de saber se é possível casamentos gays , in Paris e ter a cidadania com o tempo , eu vou para paris em abril e vou trabalhar no restaurante brasileiro leblon ou pau Brasil , bom espero ser contratado neh você pode me ajudar com a informação grato desde já
    Chwndreu Martino

    • camila disse:

      Eu creio aue é possivel algo parecido como uniao estavel que existe ai no Brasil, mas é melhor você se informar com orgaos oficiais.

      Boa sorte e um abraçao!

  59. Luciana disse:

    Olá Camila! Tudo bem? Estou adorando o blog, muito informativo e muito bem escrito! Mas vamos lá…! Rsrsrsrs, tenho uma dúvida. Eu vou estudar na frança e já passei por todos os processos. Eu fui ao consulado no dia 1 de Dezembro. Normalmente eles pedem 15 dias, já se passaram 17 dias úteis, já liguei no consulado e a informação que eles me passam, é que realmente só posso aguardar agora. Estou com medo, pois tenho que estar lá em janeiro! E a princípio, minha idéia era ir pro fim de ano. Até nós formulários quando respondemos, a previsão de data de entrada na frança eu coloquei 22 de dezembro, e até agora nada. Estou preocupada! Rsrsrsrs. Vc sabe quantos dias leva? Será que existe algum risco de ser negado, ou não sei. Obrigada!! Abraços e feliz ano novo!

  60. Amanda disse:

    Oi Camila, procurei aqui antes de te mandar pra não mandar perguntas repetidas mas não encontrei essas haha. Quanto tempo antes tenho que entrar com o pedido de visto, quando dura esse processo? Já estou estudando francês aqui no Brasil, mas acho que estudar ai agilizaria as coisas, estou querendo me inscrever no mestrado na Ecole du Louvre. Qual foi o curso que vc se inscreveu e para quanto tempo foi pedido o teu visto? Obrigada pela ajuda, e pelo post!!!

    • camila disse:

      Amanda,

      O processo deve durar uns 3 meses. Meu pedido de visto foi de 1 ano. Tudo depende de como vai estar na matrícula do seu curso. Meu curso foi a aliança francesa.

      Abraços! 😉

  61. Oi Camila, to lendo alguns postes e adorando. To pretendendo ir morar na frança. Minha mãe mora ai e é casada com um portugues, mas não tem cidadania. Bom, tenho algumas dúvidas que não consegui tirar no Campus france, por completo. Seguinte, se eu pegar um curso de mais de 6 meses de frances, posso trabalhar? A segunda dúvida é: Depois do meu curso de francês posso estar aplicando para uma graduação sem a necessidade voltar ao Brasil? Se puder me ajudar =). Ah, se quiser me adiciona no face. Obrigada.

    • camila disse:

      Polianeeee!

      Vamos lá:
      – Vistos estudantes podem trabalhar, mas não integralmente. Dá algo em torno de 20 horas por semana no máximo.
      – Você pode aplicar pra graduação estando aqui, contanto que seja antes do seu visto estudante vencer. Você vai renovar com a justificativa de aceitação da faculdade. O pulo do gato é: bem antes do visto vencer você aplica pras faculdades e quando for época de renovar, você leva sua inscrição.

      Espero ter ajudado. O blog tem uma página no Face. Me adiciona lá. 😉
      Beijão!

  62. ANA disse:

    Oi Camila sou eu de novo,eu li que vc ficou na casa do seu namorado que fez essa tal carta convite,vc disse na entrevista que ele era seu namorado?pois eu tbem vou ficar na casa do meu so que ele e frances,entao gostaria de saber se falo, se terei alguma vantagem que posso ter ajuda vindo dele,e outra pergunta,pode trabalhar com visto de estudante no caso de 1 ano?obrigada..

    • camila disse:

      Oi, Ana!
      Disse sim. Porque eu tinha de justificar onde ia ficar, então precisava dizer e qual era o vínculo.
      Pode trabalhar, mas tem uns limites pra trabalho (geralmente 20 horas por semana e não as 35 usuais).

      Boa sorte! 😉

    • Clarissa disse:

      Oi Ana
      Você fez sua entrevista? Estou dando entrada nos papeis agora e também vou morar com o meu namorado que é francês. Na verdade tenho medo que isso possa prejudicar mais do que ajudar, porque na verdade vamos casar assim que eu chegar para mais tarde alterarmos o meu visto. Como foi a sua experiência?

      Obrigada 🙂

  63. ANA disse:

    oi Camila tudo bem?eu estou organizando pra ir como estudante de lingua por um ano pra franca,minha duvida e,vou ficar na casa de uma familia francesa,amigos, e li que devo ter uma carta convite,mas nao sei como fazer,vc teria alguma ideia sobre isso?obrigada..ANA.

  64. Daiane disse:

    oi tudo bem Camila??
    Bom estou arrumando tudo pra ir a frança como estudante neste fim de ano e gostaria de saber se vc pode me informar as formalidades mais importantes para esse processo … obrigada!

  65. Eliane disse:

    Oi, Camila, estou com uma dúvida: Sou estudante de doutorado e irei fazer o doutorado sanduíche na Fraça. Já tenho todos os papéis de aceite da instituiçao onde realizarei meus trabalhosde e a concessão da bolsa que irão me pagar na França. Vi em alguns lugares que posso pedir direto o visto de estudante no consulado e pagar 50 euros e também vi essa parte do campus France. Você saberia me dizer qual eu realmente devo fazer ?
    Obrigada pela atenção

    • camila disse:

      Oi, Eliane!

      Eu creio que todo mundo tem de passar pelo Campus France, mas não tenho certeza nesse teu caso. Desolée! 🙁
      Bonne chance à vous!

    • Paula Almeida disse:

      Ei Eliane, estou me candidatando ao doutorado sanduíche na França. Você pode me dar alguma dica? Me dizer algum pulo do gato, o que fazer?
      A bolsa é suficiente? E a moradia? É na própria universidade?

      Obrigada!

  66. FRANK MARQUES disse:

    Pessoal boa noite!
    preciso tirar uma duvida, eu estou tentando o visto de estudante para a frança e queria saber se é necessário eu me cadastrar na Campus France? eu fiz a matricula na frança quando estava la a passeio, e foi para um curso de francês mesmo, visto que não sei nada dele.
    tenho 39 anos, sou casado, tenho mestrado em uma érea sou profissional liberal e ganho mais de 15 reais por mês com alugues.
    por favor, me tirem esta duvida, porque minha entrevista em brasília é esta segunda-feira agora dia 17/11/2014

    • camila disse:

      Frank,

      Pro visto estudante é essencial fazer cadastro no Campus France, até onde eu sei. Esse site é a porta oficial, mesmo que você tenha resolvido tudo diretamente com a escola tem de passar pelo Campus France.

      Boa sorte pra você!

  67. christiane disse:

    olá CAmila, estou planejando ir à frança para aperfeiçoar a língua, tenho irmão, cunhada e sobrinho que moram lá e são cidadãos franceses, gostaria de saber se posso pular essa etapa da campus france e ir direto ao consulado já que eles farão minha matrícula lá na frança. desde já agradeço sua atenção, abraços.

  68. Mariana disse:

    Oi Camila ,
    Acabei de descobrir seu blog e gostaria de saber se poderia me ajudar.
    Estou indo para a frança mas não sei ainda se vou ficar muito tempo. Queria conhecer primeiro e se me familiarizar ficar mais tempo.
    Posso ir com visto de turista (no caso sem visto) e me matricular em um curso de línguas lá mesmo e tirar visto de estudante de lá ? (Dai)

    • camila disse:

      Oi, Mariana!

      Boa pergunta. Acho melhor você perguntar isso ao consulado pra ter uma resposta oficial. De qualquer forma creio ser possível, mas como é um”achismo” meu, portanto não confie cegamente, ok?

      Um abraço pra você!

  69. Renata disse:

    Olá! Estou tentando tirar o visto para estudar francês na França por um ano. Alguma dica de escola com preço mais em conta?
    Outra dúvida, tenho um dinheiro guardado e uma renda fixa (pensão militar vitalícia), os dois valores podem se complementar para comprovar a renda?
    Obrigada, desde já.

    • camila disse:

      Oi, Renata!

      Pra tirar seu visto tem a lista de escolas que são aceitas lá no site do consulado/campus france. O melhor é fazer sua matrícula numa delas pra não dar bronca no teu visto, sacas? Tem a escola que estudei, mas sei que ela não serve pra tirar visto daí do Brasil.
      Acho que sim: os 2 valores se complementam. Você leva extrato da tua poupança e os contracheques de sua pensão. Acho que não tem problemas com relação à isso. 😉

  70. Matheus Rocha disse:

    Boa Tarde Camilia,
    Sou Carioca e estou me preparando para morar na França em janeiro/fevereiro.
    Minha expectativa é estudar e trabalhar , mas o estudo seria Universitario ainda , estou no segundo periodo de Administração, e vou morar ( como ja disse antes rs ) sem data pra retornar ao Brasil.
    Será que eu preciso tirar o visto ? Lembrando que eu vou ficar o primeiro ano trabalhando ate pegar a pratica da lingua , até porque só ser agradecer e dar bom dia rs.

    To precisando de ajuda ,

    Abraço.

    • camila disse:

      Matheus, vamos te ajudar. Fica calmo!

      OLha, precisa de visto sim (tanto pra trabalhar quanto pra estudar).
      Você pode vir pra estudar o idioma nesse primeiro momento. Verifica no site do campus france as bolsas disponíveis pra isso.
      Se você vier trabalhar o teu empregador tem de estar ciente de que tem um processo pra você conseguir o visto de emprego.
      Não sugiro vinda ilegal (sem período de volta e sem visto).

      Dá uma pesquisada na net. Ela pode te ajudar a esclarecer um monte de coisas e encontrar saídas pra fazer seus sonhos se realizarem. 😉
      Abraços!

  71. joana disse:

    Olá !! vou para aix em dezembro, minha entrevista no campus france foi ótima.Mas estou com problema quanto a residencia em aix, pois nao tenho a documentação, e todos os lugares que eu tento alugar um apt é super burogratico, é necessario ter conta bancária na França etc ! Será que o consulado aceitaria o primeiro mês com reserva de hotel ?

    • camila disse:

      Joanaaaaa,

      Bem-vinda ao mundo do ‘logement’ francês. A coisa é realmente bastante complicada. Não sei te dizer se é possível aceitar o primeiro mês com reserva de hotel… Uma possibilidade é tentar contato com pessoas aí do Brasil que conhecem franceses, ou tentar uma co-locação pra facilitar o processo.

      Espero que tudo corra bem e você consiga seu cantinho! 😉
      Abraços!

      • Joana disse:

        Oi Camila!!! Entrei em contato com o consulado, reserva de 3 meses num hotel conta como comprovante de residencia sim!!! Graças a deus, pq a burogracia para alugar um apt é muito grande! Impossível fazer aqui do Brasil!! Beeeijos

        • Juliana Senna disse:

          Joana, tente alugar um apt temporário no airbnb, talvez saia mais em conta que hotel. Tem alguns sites de aluguel temporário na França, mas só conheço um em Paris. :/

        • Gabriel disse:

          Pessoal,

          Só aproveitando o topico pra informar quem quer ir pra França com visto de longa duração. Só descobri na hora da entrevista pro visto que podemos entrar na França no máximo 15 dias antes do início das suas aulas, entrar com 1 mes de antecedencia, por exemplo, não pode. Essa informação não está em lugar NENHUM do site ambafrance e campus france. Tomei um prejuizo de R$2600,00 porque perdi minha reserva do airbnb por causa disso e o setor de vistos do Rio não se retratou sobre o assunto quando enviei um e-mail contestando não haver essa informação no site. Todos os meus documentos estavam certos, segui tudo rigorosamente, mas só descobri isso na hora…Quem puder tirar em outro estado sem ser no Rio, faça-o…o agente consular é extremamente ignorante e acredito que só seja ele que trabalhe nesse setor lá…

  72. Giuliano disse:

    Oi Camila,
    estou indo para a frança morar por 17 meses e vamos levar a babá da minha filha, qual o visto ele precisa tirar? a proposta que fizemos a ela é de que ela vá para nos ajudar com nossa filha mas que possa também estudar a língua, neste caso o visto seria diferente?
    obrigado
    Giuliano

    • camila disse:

      Oi, Giuliano!

      Rapaz, aogra tu me pegou! Kakakaka Pq ela tem um trabalho doméstico pra brasileiros… Realmente não sei como seria. Se ela fosse só estudar a língua seria mais fácil de dar uma resposta. O ideal é de verificar junto ao consulado/embaixada como fazer nesse caso.

      Um abraço!

  73. Caroline disse:

    Camila! Pretendo fazer um curso de 3 meses na França, porém estou com uma dúvida: O curso é de 3 meses e o visto de estudante só é dado para cursos superiores a 3 meses, porém, preciso de ao menos um dia a mais para a chegada e um dia a mais para a partida, o que totalizaria uns 92 dias de estadia na França e, nesse caso, extrapolaria o período de 90 dias de isenção do visto. Você sabe como devo proceder? Obrigada! Carol

    • camila disse:

      Carolineeee,

      Olha, se eu não estiver enganada, você pode tirar visto estudante sim, mesmo que seja pra um período de um pouco mais de 3 meses. Na verdade o objetivo da viagem é o que importa e menos o tempo de estadia. Claro que tem muita gente que vem pra fazer 1 mês de curso e não tira visto estudante. Mas, no seu caso, acho que você pode tirá-lo sim é importante você tirar o visto para estar assegurada. 😉

      Beijão.

  74. ARY.. disse:

    EAI PESSOAU ESTOU PENSANDO EM IR PARA FRANÇA MAS NÃO FALO FRANCES MAS ..SERA QUE DOU CONTA????OQUE ACHAM???

  75. Oi Camila, achei muito útil todo o seu comentário. Tenho uma dúvida, no caso é para minha filha de 15 anos que quer estudar lá e falaram que ela precisa estar na França até dezembro, por conta das aulas que se iniciaram em Setembro. Esse processo todo, demora quanto tempo? Se ela for (irá ficar na casa da minha afilhada que mora la´) e ficar “ilegal”, como muitos lá e correr atrás desses documentos depois… pode ser? Obrigada pela atenção. Patrícia

    • camila disse:

      Oi, Patricia!
      Olha só, não entendi isso de: aulas começam em setembro e ela tem de estar lá só em dezembro. Se a aula começa em setembro, creio que ela já devia estar aqui, né? Enfim, talvez esteja faltando algum pedacinho da estória pra eu entender isso e a parte em que você pergunta sobre o tempo desse processo.

      Vamos à parte que eu achei mais importante das suas dúvidas: ficar ilegal. Eu não sei como é que se corre atrás de documentos já estando aqui. E sinceramente, por mais que “tenha gente que faz e nada acontece”, eu não viria nessas condições e nem aconselho sua filha à vir.

      Ela é bem jovem, tem tempo de sobra pra se organizar e amadurecer mais antes de embarcar numa dessas. Se ela se dedicar aí, pode fazer faculdade na França (já que ela quer estudar aqui), legal e com uma série de benefícios que os jovens estudantes menores de 26 anos podem ter, inclusive bolsas de estudo.

      Outra: o visto não é tão difícil de se conseguir e nada paga a tranquilidade de dormir sabendo que você está totalmente acobertado, que não está fazendo nada errado. Imagina como você vai ficar aí de longe sabendo que ela não está regular aqui?

      Pense nisso. Espero ter ajudado.
      Um beijo!

  76. Gabriel disse:

    Oi Camila! Qual a importância de currículo na parte de motivações do Campus France? Estou me preparando para fazer minha graduação na França, mas não tenho muitas coisas para pôr no currículo…

  77. Thalita disse:

    Oi Camila,
    Seu site é uma nao na roda!
    Eu voltei de Paris tem dois meses, estava estudando lá e fiquei o período de 90 dias entao nao do visto, e quero voltar em janeiro pra fazer um curso de idiomas em 2 semestres.
    O problema é que todas as faculdades que estou achando aqui que tem curso semestriel eu indo em janeiro só posso pegar 1 semestre, pois o ano letivo deles começa agora.
    Meu caso é mais ou menos como o teu, quero ficar lá e depois renovar o visto de estudante pra começar o Master.
    Qual curso você fez? Eles fazem por “2 semestres” mesmo você começando no 2o?
    Quero pegar de 1 ano, pois se pegar de 6 meses eu não posso fazer faculdade depois

    • camila disse:

      Thalita,

      Meu caso foi de curso de idiomas numa escola privada. Tipo um curso de francês como a Aliança Francesa. Esses cursos começam quase todo mês, então não tem o problema das datas casarem com o ano letivo daqui. Quanto à renovação não é muito complicada e pode ser feita aqui mesmo. 😉

  78. Kariny disse:

    OI Camillaa, estou super felizz consegui o meu visto de estudante!!! graças a Deus depois de tanta preocupação enfim consegui! eles colocaram a data de entrada para o dia que inicia minhas aulas na França, eu perguntei se eu poderia entrar algumas semanas antes mas eles me disseram que isso só saberei na imigração. Vc sabe se eu posso entrar umas semanas antes, minhas aulas começam dia 29/09 e eu gostaria de ir dia 10/09 voo direto, será que terei algum problema na imigração?
    Olha muito obrigada por toda a sua ajuda viu, o seu apoio e informações foram muito importantes para mim. Que Deus te abençoee!! um abraço!

    • camila disse:

      Karinyyyy,

      Que feliz que deu certo! 😀
      Olha, achei eles muito malvados de colocar a data das tuas aulas. Eu realmente não sei repsonder essa tua pergunta, agora você me pegou!
      Vou dar pitaco aqui porque não sei mesmo como a imigração vai reagir: eu acho suuuper natural a pessoa querer chegar uns dias antes pra se organizar, se situar no lugar, etc e tal. E acho que, se eles tiverem bom senso, eles não vão empombar por você chegar 15 dias antes. Se você viesse à passeio não poderia ficar até 90 dias?! Então por que não deixar uma pessoa com visto entrar 15 dias antes? Mas volto a dizer: isso é um achismo meu. Não tenho certeza.

      Vamos tomar um café quando você chegar pra celebrar sua nova vida!
      Um cheiro!

  79. tatiabreu7 disse:

    Kamila, tudo bem? Fui ao consulado ontem e me foi entregue apenas um papel com a comprovação da taxa e indicando atrás que estão em período de alta demanda e que os passaportes serão entregues por ondem de viagem. Alguma chance de não concederem o visto? Vc sabe que a galera do consulado não fala nada, só checa os docs, dai fico apreensiva, ne? Com relação aos docs. está tudo bem. Enfim, tensa! Só queria ter certeza que o visto será concedido independente de quanto vão entregar. 🙂 bjs e bonne chance!

    • camila disse:

      Tati,

      se eles nada disseram é porque seu visto foi concedido, eu acho. No meu também não disseram nada. Provavelmente só vai demorar um pouco mais pro seu passaporte chegar.

      Relaxa que provavelmente já já você recebe seu passaporte.

  80. Kariny disse:

    Então Camila, eu fui lá na quinta-feira, e na dúvida levei o contrato de rescisão, mas como vc falou a pessoa que me atendeu não deu a menor importância e disse que não precisava (para minha sorte!!). Porém, sai de lá muito triste porque a pessoa disse que eu precisaria de mais garantias financeiras, eu não entendi o porquê, pois eu guardei dinheiro suficiente para toda minha estadia até um pouco mais do que eles informam ser necessário. Mas, ela me disse que talvez pedirá que um parente meu assine uma declaração garantindo me enviar dinheiro case eu precise, porque a França é um país muito rico, e pelo o que entendi, vc tmb precisa ser ou ter um parente rico para te ajudar enquanto estiver estudando lá. Mas se eu já assinei a declaração de auto-financiamento e tenho o dinheiro na minha conta, tenho um lugar para ficar sem pagar aluguel, não entendo porque eles me pediriam mais comprovações! Enfim, eu vi que alguém perguntou sobre esse assunto financeiro, de acordo com as informações que recebi do consulado, o valor que eles pedem agora é de $ 615,00 por mês, multiplica pelo período da estadia, e depois multiplica pelo valor do euro. Depois volto para contar o fim da minha saga rsrsrs.

    Bjosss

    • camila disse:

      Ô, que triste, Kariny!

      Escuta: você comprovou (do jeito que eles pedem) essa estadia? Porque dependendo da situação, a pessoa que vai te alojar pode ser teu “financiador”. Não sei, tô falando sem saber dos detalhes… Mas pode ser uma luz pra você.

      Um cheiro e força que vai se resolver! :*

  81. Kariny disse:

    Oi Camila, tudo bem? desculpe encher sua paciência de novo rsrsr é que irei apresentar os documentos ao consulado essa semana, mas fiquei na dúvida se devo ou não apresentar a rescisão de contrato de trabalho na empresa que eu trabalhava, fazem dois meses que sai, será que se eu apresentar isso, o consulado pode entender que não teria vínculos fortes para voltar? já venho guardando money a um tempo, mas usarei parte do dinheiro da rescisão para completar a quantia que preciso para comprovar a renda.

    Bjos

    • camila disse:

      Kariny,

      (espero que não tenha respondido muito tarde)
      Quando eu fui tirar o meu, eu precisava provar que me afastaria do meu vínculo. Eles queriam uma publicação que eu pediria afastamento do emprego caso o visto fosse aceito. Isso me deu muuuuita dor de cabeça. Pelo seguinte motivo: eu era funcionária pública em estágio probatório, ou seja, não podia pedir afastamento, só poderia pedir exoneração (que é igual à demissão). Imagina eu pedir exoneração e meu visto não ser aceito? Foi beeem chatinho, mas encontrei uma outra solução. Mas no meu caso estava expresso que eu precisava levar esse documento.

      Enfim, tudo isso pra te dizer: se eles te pediram essa declaração/publicação de afastamento, você deve levar sua rescisão. Se eles não pediram não leve nada à esse respeito.

      Seja bem rigorosa nisso: se preocupe com o que eles pedem de você. Se não pedem não leve. Eles provavelmente não vão dar a menor importância ou pode abrir brechas pra criar um problema pra você.

      Beijos e boa sorte!
      OBS.: depois vem aqui contar se saiu certinho e quando você chega aqui, belê?! 😉

  82. Raphael disse:

    Camila, boa tarde! Estou quereno ir para a França para fazer um curso de Frances. Qual escola você indicaria. Outra pergunta, em relação à comprovação de situação financeira, meu pai é autonomo, você acha que apenas com os extratos bancários ele consegue comprovar que vai me mandar dinheiro? Quanto mais ou menos a pessoa precisa ganhar para comprovar que vai me mandar a grana por mês? Muito obrigado.

    • camila disse:

      Raphael,

      Pra tirar visto estudante de idiomas você precisa se matricular numa das escolas da lista do site Campus France. Então a que indico é a que estiver lá, porque ela garante seu visto.

      Questão financeira: eu acho (veja bem, não sou o órgão oficial pra te dar certeza absoluta) que os extratos mostrando uma poupança com os valores equivalentes ao tempo de sua estadia é mais que suficiente. Digo isso porque eu vim na modalidade recursos próprios, então mostrei minha poupança que dava pro tempo de visto que eu solicitava e o IR do ano anterior.

      Eu acho, mais uma vez sem certeza absoluta, que não importa quanto seu pai ganha. Importa ele mostrar o IR e uma poupança com o dinheiro suficiente pra sua estadia (6 meses, 1 ano, etc…). Salvo engano, você tem de comprovar (ter na poupança) 600 euros por mês de estadia. Se for 1 ano: 600 x 12.

      Abraços.

  83. Renata disse:

    OI Camila,

    Estou com uma duvida, eu mora em Nova iorque a 7 anos, terminei meus estudos aqui, e pensei em ir para Franca estudar Frances e depois aplicar para um mestrado.
    Primeira pergunta?
    Voce sabe se seria possivel aplicar aqui pelos Estados Unidos?
    E poderia aplicar para o visto de estudante para aprender o idioma e depois ja estando la aplicar para o Mestrado?

    Obrigada,

    • camila disse:

      Oi, Renata!

      Acho que sim, é possível aplicar estando nos EUA, mas aí você vai aplicar pra universidade já? Porque aí acho que não tem como aplicar tão antes pro mestrado. E sim também pra segunda pergunta: você pode começar o visto estudante de idiomas e depois, já estando aqui, renovar. É o que acontece com todo estudante universitário, geralmente o visto é de 1 ano e depois tem de renovar já estando aqui.

      Beijão!

  84. Flavia disse:

    Olá Camila, tudo bem? Gostaria que pudesse me ajudar com uam duvida, estou pesquisando tudo ainda e etc, quais escolas no brasil posso me matricular? Gostaria de saber se você tem uma base de preço para um ano de estudo da lingua!

    Att,

    • camila disse:

      Oie Flavia!

      A lista das escolas cadastradas junto ao consulado pra tirar visto estudante estão no site do Campus France. Os preços variam muito, o ideal é ver a lista das escolas e ir no site deles verificar quanto custam os cursos de 20 horas (pra ter visto estudante você tem de estudar mais de 3 meses e um mínimo de 20 horas por semana).

      Abraços!

  85. Kariny disse:

    Camila, infelizmente terei que pagar o curso completo antes de ir, enviei e-mail para o consulado sobre os documentos e eles me informaram que é obrigatório o pagamento total do curso e o comprovante do banco. Acho isso injusto porque se o meu visto for negado a universidade não irá me reembolsar e não prorrogarão a matrícula para outro semestre. Sabe dizer se alguém mais passou pelo mesmo que eu? 🙁

    • camila disse:

      Oi, Kariny!

      Fica tranquila. Creio que, com curso pago eles não vão te negar o visto. Não conheço nenhum relato desse tipo. Mas força na peruca que as coisas vão se ajeitando.

      Um cheiro pra tu!

  86. Natalia disse:

    Oi Camila,
    Estou indo fazer um intercâmbio em Paris, que começa dia 1 de setembro. Só consegui agendar o visto para o dia 29/07. Você sabe se existe alguma forma de adiantar esta data? Estou com medo que atrase a emissão e eu perca o início das minhas aulas!
    Além disso, o meu curso tem duração até Janeiro, mas eu gostaria de ficar na França por 1 ano para que eu tente continuar meus estudos lá, mas ainda não tenho nada certo. Você acha que consigo tirar o visto com uma duração superior a duração do meu curso?
    Obrigada e parabéns pelo blog!!

    Natalia

    • camila disse:

      Oi, Natalia!

      Acho que não tem como adiantar. Eles geralmente marcam bem em cima da viagem mesmo.
      Creio que não é possível tirar visto com duração superior ao teu curso. É possível sim renovar o visto já estando aqui.

      Beijão!

  87. Nivea disse:

    Oi Camila, parabens pelo blog. Estamos planejando estudar o idioma na franca. Estamos na duvida se podemos comecar a estudar em janeiro. Estamos tambem pensando em estudar na cidades de Nantes. Voce tem alguma informacao sobre essa cidade? Ou de outra cidade que nao seja grande, pois temos filhos e queremos escolher um lugar agradavel para elas, sem a correria da cidade grande.
    Nosso planos sao de iniciar o estudo de frances em Janeiro/2015.
    Obrigada.
    Aguardo sua resposta.

    • camila disse:

      Oi, Nivea!

      Sim, os estudos da língua podem ser começados em qualquer época do ano. É só você ver com a escola de sua escolha quando eles tem turmas começando, a maioria tem turmas iniciantes começando toda semana aqui em Paris. Contudo, em relação aos seus filhos: o ano escolar começa em setembro e não em fevereiro como no Brasil. Aí precisa avaliar como vai ser pra elas essa troca no meio do ano escolar francês.
      Sobre Nantes eu não conheço muito, infelizmente.
      Bom planejamento pra vocês.
      Um abraço!

  88. Raíssa disse:

    Camila,boa tarde!
    Seu blog tem grande valia em ajudar! Gostaria de saber se você sabe informar a questão de bolsas para estudantes que eles oferecem aí na França,para moradia,alimentação e etc. É fácil de se conseguir? É possível também trabalhar durante o curso de línguas? Estou pretendendo a Sorbonne mas você poderia me indicar alguma outra universidade para pesquisa também? Muito obrigada!

    • camila disse:

      Raíssa,

      Muitas perguntas, vamos por partes:
      – Existem diferentes bolsas para diferentes coisas. Não conheço todas, mas sei que existem bolsas para estudantes (estadia, transporte e alimentação), bolsas em geral para moradia… Não entendo muito delas e não sei se é fácil de conseguir. Sei que tem muuuitas facildiades em gerla pra quem é estudandte de menos de 26 anos: entradas de museus grátis, cinema mais barato, transporte público mais barato, e por aí vai.
      – É possível trabalhar com visto estudante sim, mas não no período integral. Eles costumam dizer que até 20 horas por semana.
      – Para curso de línguas na Sorbonne não sei como funciona. Todo mundo que eu conheço que vem pra cá como estudante de idiomas não estuda na Sorbonne, mas em cursos privados.

      Espero ter te ajudado! 😉

  89. Pedro V. disse:

    Olá Camila,
    Primeiro, parabens pela sua iniciativa, ajuda muito as pessoas que procuram algo menos formal que os consulados.

    Ficarei 6 meses em curso de idiomas, ja fiz intercambio, e fiz o seguro por uma agencia de intercambio aqui no RIO, mas agora fiquei na duvida se devo fazer de novo por ela, por 6 meses, ou se faço isso direto na França, ou se faço os dois seguros?

    OBRIGADA!!

    • camila disse:

      Pedro

      Acho que você deve fazer pela sua agência de viagens do Rio. Não acho que seja vantagem fazer 2 seguros.
      Abração pra você!
      (desculpa a demora em responder, estou atolada de comentários aqui e às vezes eles se perdem)

  90. renata maria disse:

    Camila, salut!
    Estou querendo ir estudar francês em Paris mas irei com minha filhinha menor de um ano, tu sabe como posso fazer para levá-la também? O pai dela vai deixar.
    Renata

    • Renata,

      Boa pergunta. Não faço ideia de como é o processo. Uma pergunta inicial: é para passar mais de 3 meses que você vem? Porque a depender do tempo da sua estadia, pode ser que não seja necessário visto (nem pra você e nem pra ela).

      De qualquer forma, a melhor fonte de informações é essa aqui:
      http://www.bresil.campusfrance.org/node/6673

      Esse é o site do Campus France, todos que querem estudar na França tem de fazer a inscrição nesse site.

      Espero ter ajudado.
      Beijão!

  91. Jhony Jailes disse:

    Ola! Parabens pelo site! Eu vou fazer 1 semestre da minha graduacao na Franca e as minhas aulas vao comecar em setembro desse ano. Mas eu queria ir um pouco antes (tipo umas 2 ou 3 semanas) pra turistar com uma amiga francesa antes de comecar o semestre. Porem eu fiquei sabendo que os franceses sao super rigidos em relacao a chegar na Franca na data que consta no seu “attestation” da faculdade… ou seja, eles nao aceitam que eu chegue antes dessa data… Isso é verdade? Eu posso ou nao ir um pouco antes dessa data especificada pela instituicao francesa? Muito obrigado!!

    • Bonjour, Jhony!

      Olha só, eu não sou do consulado ou embaixada pra te dar certeza, mas creio que é plenamente plausível a pessoa querer chegar uns dias antes não só pra passear, mas pra se ADAPTAR à cidade, à nova vida.

      No meu caso, eles me perguntaram quando eu queria entrar no país. Aos meus amigos brasileiros que moram aqui também foi perguntado. Eu entrei 20 dias antes do meu curso começar. Essa pergunta provavelmente te será feita na sua entrevista consular, inclusive você escreve no formulário a data que pretende viajar.

      Espero ter ajudado e Bienvenue à la France! 😉

    • Jhony Jailes disse:

      Muito obrigado! No dia da minha entrevista eu vou deixar claro que pretendo chegar um pouco antes tambem! Merci beaucoup! =)

  92. Jaime disse:

    Olha eu de novo querendo a sua ajuda, desculpa já estou com vergonha.

    Estou com dúvida em relação ao comprovante da grana, esse comprovante de 600 euro será entreguei no ato da entrevista pré consulado aqui no Brasil, ou lá na França na qual abrirei uma conta bancária.
    Desde já muito obrigado

    • Na entrevista consular! Na pré você só vai “bater um papo com alguém”. Na entrevista consular (no meu caso foi em Brasília) você tem de levar extrato bancário mostrando que tem grana, Jaime.

      Aqui na França não precisa disso.

      Às ordens!

  93. jaime disse:

    Desculpa mais uma pergunta
    em relação ao seguro saúde tenho que apresentar ao consulado, ou fica a critério dele pedir ou não?
    e em quanto tempo demorou isso tudo,??
    Depois que você cumpri as 5 etapas eles lhe caminha para o consulado??
    OBRIGADO DE NOVO

    • Opa, vamos lá, mais uma:
      Seguro-saúde você faz por conta numa empresa de turismo. Quando você chega aqui você dá entrada na seguridade social, mas só depois de chegar aqui. Na Embaixada não me pediram nada em relação à isso.

      Depois das 5 etapas você aguarda sua entrevista. Compareça no dia e hora determinados no lugar que ficou designado pra você. Na entrevista ninguém vai te fazer perguntas e nem nada, é só entregar tudo, tirar uma foto, coletar as digitais. A moça vai te dizer para aguardar em média 15 dias pro seu passaporte (que vai ficar com eles) chegar até o consulado mais próximo de você.

      Nessa entrevista eles vão perguntar que data você pretende entrar no país, aí você coloca uns dias antes do seu voo pra não ter problema com esses 15 dias de prazo deles.

      Sorte pra você!

    • Jaime disse:

      Muito obrigado me ajudou muito.

  94. jaime disse:

    LI O blog e achei maravilhoso parabéns!!
    Minha pergunta é a seguinte, estou já com a pré inscrição da faculdade católica de lyon, mas, nao foi pago o curso inteiro, e vou ficar na casa de amigo, quais são os documentos que eles podem exigir do meu amigo?
    Em relação a entrevista, ela quem vai decidi que você ganhara o visto ou não?
    Desde já muito obrigado

    • Oi, Jaime!

      Do seu amigo, creio que o que pode ser pedido é que ele vá à Prefeitura de Lyon e faça uma atestation d’hebergement. É um documento que ele atesta que vai te acolher.

      A entrevista decisiva, ao meu ver, é a primeira que você faz antes de ir ao Consulado/Embaixada. Nela é que o cara vai fazer perguntas e conferir se o que você falou tem a ver com o que você colocou no Campus France. No Consulado/Embaixada é só entrega de documentos. Se entregou tudo que pedem seu visto será concedido.

      Espero que tudo corra bem e você chegue logo em solo francês. 😉

  95. Kariny Araujo disse:

    Camila,

    Muito obrigada pela ajuda, ainda bem que tem pessoas como vc por aqui para nos ajudar 🙂 porém eu fiquei com dúvida em uma coisa, no caso de residir na casa de uma família francesa que são meus amigos, todos que residem na casa precisam enviar comprovante e documento junto com a carta convite? ou só uma pessoa pode ficar responsável por isso?

    • Oi, Kariny!

      Creio que apenas a pessoa na qual o contrato de locação ou certidão de propriedade do imóvel estão no nome. Ela é quem precisa te enviar os documentos, afinal, ela é a responsável legal pelo imóvel. Quem mais mora lá não interessa muito pro consulado.

      Fico feliz de poder tirar as dúvidas (que eu sei responder). Esse período é de tantas incertezas e procedimentos. É um prazer ajudar nesse processo.
      Um beijo pra tu!

  96. Kariny Araujo disse:

    OI Camila! tudo bem? Olha vi os comentários e fiquei com uma dúvida, agradeço se puder me ajudar. É referente ao curso na frança, eu paguei o primeiro semestre e o segundo irei pagar depois, a escola aceitou e me enviou o comprovante dos dois semestres, mesmo assim, será que o consulado pode pedir que eu pague o curso completo antes de ir? eu serei acolhida na casa de amigos, e tenho o dinheiro para toda a estadia, mesmo assim, vc acha que eles podem negar ou dificultar o visto?

    • Oi, Kariny!

      Vamos lá, são 2 perguntas:

      1. Sim. Eles podem pedir que você mostre comprovante de que pagou tudo. Está escrito lá isso, inclusive. Eles vão te pedir? Não sei. Acho pouco provável. Comigo não pediram e eu estava numa situação ‘pior’ que a tua: só havia pago a matrícula. Eu e mais 2 pessoas que conheço levamos apenas o comprovante de matrícula no curso e nada mais foi pedido. Você pagou já 1 semestre inteiro, tá numa situação melhor. O que acho que é fundamental é que a declaração do curso diga quanto tempo você vai estudar. A minha dizia as datas de início e término e eles me deram o visto pelo tempo certinho.

      2. Não vão negar seu visto por você ficar na casa de amigos. Eles só precisam preparar uma Carta Convite e documento de identificação deles e te enviar. Tipo: eu vim para a casa do meu noivo, que é brasileiro. Aí ele me mandou a carta convite, o visto e titre de sejour dele da França. Quanto à grana você verifica lá no site quanto é que eles pedem que você comprove por mês.

      Se você seguir os procedimentos deles, entregando toda a documentação exigida, não tem como dar erro, Kariny.
      Fica tranquila. 😉

  97. Vinícius disse:

    Boa noite Camila, acabei de ler seu post.

    Eu dei entrada no meu visto de estudante para o idioma, já fiz tudo e agora só espero a resposta. Meu único medo é em relação ao dinheiro que eles pedem. Você acha que meu pai me enviando todo mês 2010 reais por mês tá de boa?

    Ps. Tenho casa para ficar na França já

    • Oi, Vinicius!

      O dinheiro que o consulado pede que seja comprovado é 600, 615 euros (depende do consulado que você vai fazer entrevista). Seu pai tem de ter numa conta, poupança essa quantia vezes o tempo que você pretende ficar.

      Mas, na realidade, o que você vai precisar aqui é outra quantia. Essa quantia pode variar muito. Para te dar uma base vou fazer uma conta. Se você já tem onde ficar e os seus estudos já estão pagos (o seu curso de idioma), creio que 450 euros por mês dá para viver modestamente. Pra comer (em casa a maior parte do tempo), se locomover e uma graninha extra.

      Creio que 2000 reais dá uns 580 euros. É uma boa grana para se virar aqui, se você não tiver de pagar o curso com ela.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só chamar. 🙂

      • Vinícius disse:

        Entendi, comprovei tudo o que eu podia. Mas não gasto nada com comida também, tenho familia na França, já morei 9 meses ai.

        Enfim.. Hoje faz 18 dias últeis e quase 1 mês que fui na embaixada de Brasilia, e até agr não recebi nenhuma resposta, já liguei lá e a moça disse que eu teria que esperar meu email chegar. Porque será que ainda não recebi nenhuma mensagem sendo que é necessario de 10 à 15 dias?

        • Vinícius, fica tranquilo. Se você entregou tudo nos conformes não tem erro. Com relação ao prazo acho que são 15 dias úteis. Por isso a demora.

          No meu caso eles ficaram de enviar para o consulado de Recife. A moça me mandou o e-mail dizendo que estava enviando, mas Recife não ligou dizendo: venha buscar seu passaporte que ele chegou. Eu que ficava no pé. Aconselho você a ficar enchendo o saco do lugar que vai receber seu passaporte.

          Com relação à grana, se você já tem casa, comida e roupa lavada, creio que a grana que seu pai tá te dando é mais que suficiente.

          Abraços e boa sorte!

  98. Guilherme disse:

    Oi Camila, vi seu blog ontem e achei show!
    Em 2015 ou 2016 penso em ir pra França estudar francês e depois começar uma faculdade lá(minha primeira).
    Você também começou curso de francês e depois passou para faculdade ?

    Abraços!

    • Oi, Guilherme!

      Meu visto é pro curso de francês, ainda não cheguei na fase de trocar para visto de estudante de mestrado/doutorado, mas o que me contam aqui é que é tranquilo. Só tem de começar todo o processo uns 4 meses antes do seu visto vencer. Não sei como é o processo para graduação, mas imagino que a questão de visto seja resolvida sem muitos problemas.

      Abraços gelados de Paris.

  99. Guilherme disse:

    Oi Camila!
    Descobri seu Blog hoje e achei show!
    Estou planejando ir para a França em 2015 ou 2016 pra fazer curso de língua, e quando terminar começar uma faculdade lá(a minha primeira).
    Você foi pra França pra fazer curso de língua e depois começou a fazer faculdade lá mesmo ?

    Abraços!

  100. Aretha disse:

    Oi, Camila! você tirou o visto para o curso de línguas?? Eu gostaria de viajar para aperfeiçoamento da língua e ficar mais de 3 meses, claro! Mas estou receosa de como proceder para tirar o visto.

    • Oi, Aretha!

      Fica tranquila. Você precisa de uma matrícula em uma instituição reconhecida pelo Governo Francês. Lá no campus france tem a lista de todas as instituições reconhecidas. É só se matricular e preparar a documentação. O procedimento não é tão complicado. O que a pessoa que me entrevistou disse foi bem tranquilizador para mim.
      Se você apresenta toda a documentação, você consegue o visto. Essas coisas de visto tem a ver com as relações diplomáticas de cada país. Entre Brasil e França estão boas. Então não há motivo para negar se você apresenta tudo que é pedido.
      O meu visto foi inicialmente para curso de línguas e tem uma outra etapa numa universidade logo na sequência.

      Espero ter ajudado. Boa sorte! 😉

  1. 14 de outubro de 2014

    […] Quanto à questão do visto, para estadias superiores à 3 meses é preciso visto sim (a não ser que você tenha cidadania de outro país da UE). Se você for ficar mais tempo que isso precisa de um visto, seja estudante, trabalho ou mesmo um contrato de união estável com um(a) parceiro(a) francês (chama-se PACS). Sobre visto estudante, já escrevi aqui: 5 passos pra tirar visto estudante pra França […]

Fala aí

%d blogueiros gostam disto: