Foto: Divulgação/Daniel 9D
Foto: Divulgação/Daniel 9D

Alcântara: Descobrindo a História e a Beleza dessa Encantadora Cidade Maranhense

Olá, viajantes! Hoje vou compartilhar com vocês a história e a beleza de Alcântara, uma cidade encantadora no Maranhão que me conquistou por completo! Com seu casario histórico, suas ruas de minério de ferro e suas ruínas, Alcântara é um verdadeiro tesouro escondido que merece ser explorado.

A Cidade

A história da cidade remonta aos tempos dos índios tupinambás, que a habitavam. Posteriormente, os franceses se estabeleceram na região no século XVII, porém foram expulsos. Em 1648, o povoado se tornou a Vila de Santo Antônio de Alcântara e ganhou grande importância na região. Porém, ao longo do tempo, a cidade caiu no esquecimento. Somente em 1948, ela foi tombada como Patrimônio Nacional.

Foto: Divulgação/Daniel 9D
Foto: Divulgação/Daniel 9D

Com cerca de 6.500 habitantes no centro histórico, Alcântara tem uma atmosfera única, diferenciando-se de São Luís, apesar de estar a apenas 22 km de distância do centro da capital maranhense (cerca de uma hora e vinte minutos de viagem de barco). Além disso, a cidade é conhecida pelo doce de espécie e pela Festa do Divino, marcas registradas desse local que parece ter parado no tempo.

Como chegar a Alcântara?

Existem duas opções:

Ferry boat – Ouvi dizer que algumas pessoas vão de carro até lá. Não tenho muitas informações sobre esse meio de transporte, mas é uma opção.

Barco – Normalmente, há dois horários de ida e dois de volta. Os horários variam de acordo com a maré, então é importante verificar no local.

Apesar de terem anunciado que o catamarã partiria às 7h, a maré estava muito baixa, atrasou um pouco. Depois de um carro nos levar para outro ponto da Baía de São Marcos para o embarque. O barco é um catamarã pequeno logo, pessoas que enjoam facilmente devem levar um remédio para enjoo.

Foto: Divulgação/Laerth Soares

Passeios

Para explorar Alcântara, recomendo seguir um roteiro interessante, que pode ser obtido em um mapinha da cidade. A dica é não comprá-lo logo ao chegar, pois é possível encontrá-lo por um preço mais em conta um pouco mais acima da ladeira.

Outra opção é contar com um guia. Como viajei sozinho, optei por contratar um guia local. Se estivesse em grupo, talvez fosse mais fácil negociar um preço mais acessível. É possível contratar o guia assim que desembarcar do barco, pois eles já ficam esperando para atender aos visitantes. O passeio dura cerca de uma hora, mas o meu levou três horas. Sou uma pessoa apaixonada por história e curiosidades, então estava sempre fazendo perguntas e tirando muitas fotos. Acabei demorando mais do que o previsto, mas ainda queria explorar mais ruínas, um chafariz, outra igreja, tirar mais fotos e muito mais. Acabei dispensando o guia em um determinado momento, pois ele estava me apressando e eu queria aproveitar ao máximo. Então, segui explorando por conta própria.

No entanto, escolhi compartilhar apenas dois lugares que me encantaram, mas vi cerca de 15 prédios históricos, entre igrejas, casas e palácios, e amei tudo! Vou destacar dois para ilustrar a beleza e a história da cidade.

Museu Casa Histórica de Alcântara

O primeiro é o Museu Casa Histórica de Alcântara, que já pertenceu a duas famílias ricas nos séculos XVIII e XIX. A segunda família, dos Guimarães, era composta por comerciantes, e seu acervo está exposto na casa atualmente. O museu tem como objetivo mostrar os hábitos e a vida cotidiana das pessoas nos séculos XVIII e XIX em Alcântara.

Na parte de baixo do sobrado funcionava o comércio, e um dos destaques é a Botica, que era como uma farmácia naquela época, com seus frascos do século XIX. No andar superior, encontra-se a casa, com objetos interessantes que retratam o cotidiano das pessoas abastadas naquele período.

Reprodução Wikipedia

Há desde penicos até um bule francês utilizado para fazer água com gás (esse foi o meu objeto favorito, achei essa invenção o máximo!). Também é possível ver escarradeiras, quarteiras e o gelágua do passado. Todos os cômodos têm histórias curiosas, como o quarto das moças solteiras, que não podiam ter janelas para a rua, e o mirante, localizado no sótão da casa, destinado a abrigar e isolar os doentes.

Algumas dicas, subir as escadas pode dar um pouco de preguiça, mas vale a pena ir até o mirante, pois a vista lá de cima da Praça, das ruínas da Matriz, do pelourinho e do mar ao fundo é simplesmente deslumbrante!

Bem ao lado da Casa Histórica de Alcântara está o Museu Histórico de Alcântara, em um prédio com azulejos azuis. Ele também possui objetos interessantes, mas é bastante similar ao Museu Casa. Portanto, se o tempo for curto, escolha visitar apenas um deles.

Informações práticas:

A visita à Casa Histórica possui um preço bem acessível e  o museu fecha durante o horário do almoço. Durante o passeio, você encontrará várias igrejas, algumas em ruínas e outras com detalhes em ouro.

Meu guia até me mostrou uma igreja que, segundo ele, possuía a maior quantidade de ouro do Brasil (ele não conhece a Capela Dourada, que já mencionei em outro post: “Recifeando – A Rua do Imperador”, risos!). Mas a que mais me conquistou foi a Igreja do Rosário dos Pretos.

Ela era destinada aos negros e não era tão suntuosa, mas possui um charme especial. O padroeiro é São Benedito, cuja imagem é negra. Essa igreja me encantou por vários motivos: Nesse local é tocado Lá eles tocavam durante a Festa do Divino um ritmo típico do Maranhão, o tambor de crioula. Logo que entrei na igreja, um senhor veio me atender e contar a história de São Benedito com muita boa vontade. Ele até tocou um pouquinho de tambor de crioula para mim. Ela tem um galo no topo, um detalhe curioso.

Principais Pontos turísticos da cidade

Divulgação/Eraldo Coimbra

Praça da Matriz

Localizada no coração da cidade, a Praça da Matriz é um dos principais pontos de encontro em Alcântara. Ela abriga a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, um belo exemplar da arquitetura colonial, e também é cercada por casarões históricos. É um lugar perfeito para relaxar, observar a atmosfera tranquila da cidade e apreciar a vista.

Igreja de São Matias

Situada na Praça da Matriz, a Igreja de São Matias é outra construção histórica que merece ser visitada. Datada do século XVIII, essa igreja possui uma fachada imponente e interior ornamentado com detalhes em ouro. É um local de grande importância religiosa e histórica para a cidade.

Praia de Cajueiro

Localizada a poucos quilômetros do centro de Alcântara, a Praia de Cajueiro é uma bela praia de águas calmas e areia branca. É um lugar perfeito para relaxar, tomar sol e apreciar a paisagem tranquila. A praia também abriga alguns quiosques onde é possível saborear frutos do mar frescos.

Largo do Desterro

Também conhecido como Largo das Mercês, esse espaço é cercado por casarões antigos e possui uma atmosfera encantadora. É um lugar perfeito para caminhar e apreciar a arquitetura colonial, além de ser palco de eventos culturais e festividades locais.

Onde comer em Alcântara?

Restaurante Maracujá: Localizado na Rua da Matriz, este restaurante é conhecido por sua comida caseira e saborosa. Eles servem pratos típicos maranhenses, como arroz de cuxá, peixada, bobó de camarão, entre outros. O ambiente é simples e acolhedor, e os preços são acessíveis.

Restaurante Casa do Maranhão: Situado na Praça do Galo, este restaurante é uma ótima opção para quem deseja experimentar a culinária local. Eles oferecem pratos tradicionais maranhenses, como o famoso arroz de jambu, o caldo de sururu, o camarão na moranga, entre outros. O ambiente é charmoso e aconchegante, com decoração típica da região.

Restaurante e Pizzaria Pátio Belo: Localizado na Rua Grande, este estabelecimento é uma opção para quem busca variedade de pratos. Além das opções de pizzas, eles também servem pratos regionais, como a carne de sol com mandioca, o peixe frito com arroz e feijão, e outras opções da culinária maranhense. O ambiente é descontraído e o serviço é amigável.

Bar e Restaurante Dona Preta: Situado na Rua Grande, este é um lugar popular entre os moradores locais. Eles oferecem pratos típicos do Maranhão, como o arroz de cuxá, o tambaqui grelhado, o arroz de camarão, entre outros. O ambiente é simples e agradável, com um atendimento amigável e preços razoáveis.

Quiosques na Praia de Cajueiro: Se você estiver em busca de uma experiência mais descontraída e ao ar livre, pode aproveitar os quiosques na Praia de Cajueiro. Lá você encontrará diversas opções de frutos do mar, como peixes, camarões, caranguejos e ostra fresca. É um local perfeito para desfrutar de uma refeição à beira-mar e apreciar a bela vista.

E você, já teve a oportunidade de visitar Alcântara? Se já foi, conte-nos o que achou. Se ficou com vontade de conhecer e deseja mais detalhes, é só deixar suas perguntas nos comentários abaixo, combinado?

Sobre Nilo Luz

Freelancer na área de marketing digital e apaixonado por viajar pelo Brasil e pelo mundo. Entusiasta em nomadismo digital, já morei na Austrália e conheci um canguru, já dei banho nos elefantes resgatados de maus tratos na Taiândia, comi massa e pizza na Itália e bebi vinho do porto em Portugal entre outras coisas durante minhas viagens, mas a mais importante é conhecer um pouco da cultura de cada local e outros viajantes, e aprender no processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *