Roteiro de carro pelo Nordeste.

Fico de olho nas pesquisas que trazem as pessoas ao bloguinho querido e uma pesquisa que é bem recorrente é: roteiro de carro pelo Nordeste. Assim, resolvi dar aquela força para quem quer desbravar as belezas nordestinas. De Carro.

lagoa jacumã

A paradisíaca Lagoa de Jacumã no Rio Grande do Norte. Foto: naViagemcomCamila.

Quando era criança sempre saia de carro pelo Nordeste com a família nas férias. Cresci e hoje continuo viajando de carro pelos arredores de Pernambuco com amigos, à trabalho. É tudo muito pertinho e fácil de se achar. Com um pouquinho de atenção e planejamento você vai conhecer de um tudo, se divertir horrores e voltar para casa com um belo bronzeado.

Por que viajar de carro pelo Nordeste?

1. Distância.

mapa nordeste brasil

As distâncias das capitais nordestinas.

Essa pergunta é simples de responder. Vou te convencer que  você vai fazer o melhor negócio de sua vida escolhendo o companheiro carro para suas aventuras por essas bandas.Aqui falamos sobre as distâncias das capitais nordestinas entre si, isso já te ajuda a ter noção de quanto tempo leva de uma cidade para outra. Mas para você ter noção:

Maceió – Recife: 4 horas

Recife – João Pessoa: 1, 5 horas

João Pessoa – Natal: 3 horas

Está tudo pertinho,o ideal é pegar um carro e ir conhecer todas elas.

2. Melhor custo benefício.

Empresas de turismo cobram pequenas fortunas para fazer esses passeios que você, no seu carrinho ou num alugado, pode fazer. A flexibilidade de ir a hora que quer, ficar quanto mais quiser, mudar os planos, parar e ver uma praia que não estava no roteiro, mas te encantou não tem preço, como diria o Mastercard.

Quantos dias?

camelos em genipabu

Os camelos ou dromedários sob o sol nas dunas de Genipabu, Natal. Foto: Helder Donato.

Uns 16 está de bom tamanho, se você tiver mais tempo, melhor ainda. Vou distribui entre 4 Estados esses dias:

3 dias em Alagoas

5 dias em Pernambuco (tem post sobre o meu estado aqui)

3 dias na Paraíba

5 dias no Rio Grande do Norte

Onde começar?

Se você vem de avião creio que Recife seja a melhor pedida, por ser mais central. Tem também o fator grana: Recife provavelmente tem as passagens aéreas com preços melhores, já que o aeroporto tem mais movimento, fica no meio do Nordeste.  Se vem de outro meio de transporte avalie qual capital está mais perto de você.

O que visitar?

convento sto antonio igarassu

O cruzeiro do convento e igreja em Igarassu, Pernambuco. Foto: naViagemcomCamila.

Litoral dos Estados de AL, PE, PB e RN.

Tem o Ceará que é um Estado bem bonito, a Bahia também tem seus charmes, Sergipe é bem pequeno, porém também belo, mas eles ficam um pouco mais longe para ir de carro (Recife Salvador são umas 12 horas de viagem, Recife Fortaleza umas 9 horas), portanto eu não os incluiria se viesse com 15, 16 dias pro Nordeste. Se você tem mais tempo aí pode considerar incluí-los. O Maranhão e Piauí eu acho ainda mais longe, desconsidere totalmente eles nesse roteiro. É mais confortável e prático pegar avião diretinho para as capitais.

Dividi em capitais  e algumas praias do litoral. Tem também a possibilidade de conhecer algumas cidades do interior, mas não vou incluir aqui. A ideia é uma viagem para curtir PRAIA!

Capitais. Temos posts sobre:

Recife

Por que vale a pena conhecer?

Como Recife é a cidade onde moro, tem muita informação sobre ela. Eu não consigo decidir o que você precisa ver aqui, portanto veja os posts e escolha as coisas que mais te agradam, fechado?

vista casa de banhos

A vista da casa de Banhos em Recife. Espetacular, né não?! Foto: naViagemcomCamila.

  • Roteiro Recife:

Lugares de Recife

Descobrindo o Recife Antigo

A praia de Boa Viagem

Forte do Brum

Casa de Banhos: frutos do mar sob uma bela vista.

  • Série Pontes do Recife:

Aqui você só dá uma passada pelas pontes ou faz o passeio de catamarã para vê-las do rio. Esse post tem o link de todas as pontes, símbolos da minha cidade.

Sobre a Série Pontes do Recife

  • Série Recifeando.

Essa série tem posts com mini roteiros de lugares legais na cidade. Eles geralmente duram 1 manhã ou 1 tarde. Não dá para ver tudo, então escolha os que mais te agradam.

Recifeando – A Praça da República

Recifeando – A Rua do Imperador (veja esse post, os lugares nele descritos são muito bonitos e valem uma espiada)

Recifeando - A Jaqueira

Recifeando – Apipucos

forte reis magos

Forte para a Ponte Newton Navarro em Natal. Créditos pro meu amigo Helder Doanto, que fez essa bela foto!

Natal

Pra te deixar com vontade de conhecer Natal.

  • Roteiro Natal

Forte, tubarões e artesanato

Os camelos e o esquibunda

Lagoa de Jacumã

O caju, encontro do rio com o mar e os ventos

O Roteiro em si (Tempo versus Cidades)

Se você começar por Recife, faça assim:

rio capibaribe

Recife e seus rios. Foto: naViagemcomCamila.

2 dias – Porto de Galinhas e arredores (PE)

2 dias – Maceió (AL)

1 dia – Alguma praia do litoral alagoano (AL)

*  Escolha alguma praia legal, não conheço muitas por lá, então não posso ajudar muito, mas que seja uma já voltando para PE.

2 dias – Recife (PE)

1 dia – Igarassu (só uma passada rápida) e Itamaracá. (PE)

Tenho informações no post sobre Igarassu.

1 dia – João Pessoa (PB)

2 dias – litoral paraibano (PB)

* Escolha alguma praia legal, não conheço muitas por lá, então não posso ajudar muito. Se você é naturista deve colocar na lista Tambaba, a praia de nudismo.

3 dias – Natal (RN)

2 dias – Pipa (RN)

* Aqui já começou sua volta para Recife, seu ponto de partida. Caso você vá se livrar do carro no RN, troque: vá primeiro para Pipa e depois para Natal, finalizando o roteiro lá.

E para deixar você ainda com mais vontade de desvendar o que essa terra tem, veja nosso post sobre as comidinhas típicas das terras nordestinas e fique com água na boca. ;)

Comidinhas típicas do Nordeste.

cartola banana e queijo com canela

A cartola, um doce delicinha do Nordeste. Banana, queijo e canela com açúcar qye derretem na sua boca. Foto: naViagemcomCamila.

Se você está planejando uma viagem de carro pelo Nordeste veja nosso post com dicas para quem vem se divertir aqui de carro:

9 dicas para quem vai viajar de carro pelo Nordeste

E mais um post que saiu do forno dia 10/11/2014, com as dicas do que não pode faltar na sua mala pro Nordest. Ei, não são só objetos! Tem um monte de outras coisas que não podem faltar, clica aí pra ver:

O que não pode faltar na sua mala numa viagem pro Nordeste

8)

Caso as dicas do blog tenham sido úteis e interessantes pra preparar sua viagem, você pode contribuir para que esse espaço continue ajudando você e outros viajantes. Fazendo sua reserva pelo Booking na caixinha aqui embaixo, você paga o mesmo valor que pelo site do Booking (não vai te custar nenhum real a mais, garanto!) e uma comissão é paga pelo Booking pra nós. Ganha você, que vai reservar seu hotel com um serviço que dispensa apresentações, e ganha o blog.  Que tal?! Então, bora lá:

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Espero ter ajudado você a planejar sua viagem. Se tem alguma informação que você acha que faltou, escreve aqui embaixo nos comentários que vou tentar te ajudar. Sugestões e críticas construtivas também são bem vindas. :)

Você pode gostar...

76 Resultados

  1. Cibele disse:

    Oi vou sair de Belém de carro para Recife porto de galinhas, maragogi, Maceió Aracaju e salvador retorno à Belém minha pergunta é: é melhor ir direto pra revife e vou descendo conhecendo estes lugares que citei ou melhor ir pra salvador e vem até recife por favor me ajudem meu email cibelemeireles@hotmail.com

  2. maisa disse:

    boa noite mochileiros.
    estou organizando uma viagem com meu marido para o nordeste, não conhecemos nada então aceitamos dicas. A idéia inicial é ir de SP até Recife de avião (ficamos babando para descer em Maceio, mas o preço da passagem é mais alto e só teremos 21 dias), iremos subir para Fortaleza de carro alugado, queremos fazer paradas nas melhores praias, mas temos muitas dúvidas, sobre organização de tempo, quem puder dar dica agradeceremos.
    ahh outra dúvida caso alugue um carro de uma empresa X em Recife existe a possibilidade de devolver o carro na mesma empresa porém de outra cidade, ou teremos que voltar todo o trajeto para deixar o carro no ponto inicial da viajem???
    beijoss

  3. Sempre viajei de carro pelo Nordeste com meus pais!
    Hoje moro em Brasília e viajo muito de carro com a família, mas pelo sudeste e centro-oeste : )

    http://www.familiabenedito.com.br/search/label/Fam%C3%ADlia%20na%20estrada

  4. carol disse:

    PESSOAL ESTOU AQUI PRA COMPARTILHAR COM VCS A MINHA VIAGEM PARA O NORDESTE…Sai de sao paulo dia 12/03/2016 as 05:00 da manha fomos pela br 116 chegamos em minas numa cidade chamada corinto as 18:00hs onde paramos para dormir a primeira noite ( HOTEL CRISTAL ) muito aconchegante com cafe da manha otimo, seguimos viagem no dia 13 as 07:00 da manha percorremos ate vitoria da conquista esse dia pegamos transito e alguns momentos andamos a 50km por hora tinham algumas carretas tombadas, dormimos por la mesmo.No dia 14/03 saimos as 04:00hs paramos para almoçar em santa barbara( bahia) no restaurante da novela velho chico comida muito boa vale a pena 17,00 reais com churrasco :), nesse dia fomos ate Crato – que era o nosso destino, chegamos por volta das 21;00hs e a base de km por hora era de 120km a 140km principalemnte para subir pernambuco prox a salgueiro que é um pouco perigoso e bom subir ate umas 17:00hs. As estradas estam otimas exceto a estrada pernambuco/ceara que tem muitos buracos acho q vc fica 1h so desviando deles.Ficamos 8 dias no ceara depois seguimos para o rio grande do norte ( casa de parentes) do ceara ate la deu 400 km.Depois de 2 dias no rio grande do norte fomos ate canoa quebrada ja era dia 25/03,praia muito linda conseguimos uma pousada pertinho da praia a pousada da neide e bem em conta e arrumadinha.Nao da pra perder a broadway( rua com feirinha e restaurantes) anoite e linda e o passeio de bug pelas dunas.Viemos embora dia 27/03 saimos as 08:00hs seguindo para sao paulo chegamos na vida real dia 29/03 as 17;00hs tudo ocorreu bem na viagem e nosso carro guerreiro aguentou super bem graças a Deus nenhum problema.

  5. Daniel disse:

    em setembro/2016 nas ferias pretendo ir ate os lençóis Maranhenses portanto o objetivo da viagem, irei de carro saindo de Santa Maria/RS subirei pelo litoral e retornarei por dentro total de 25 dias e terei somente 7 dias livres para passear.. A minha duvida e como dividir esses dias entre Salvador, Aracaju, Maceio, Recife, Joao pessoa, Natal e Fortaleza qual cidade dar preferencia que vale a pena conheçer.. A principio será Maceio 1 dia, Aracaju 1 dia e meio , Natal e Fortaleza 1 dia amabas sendo uma dessas duas últimas podendo ficar mais 1.. Joao pessoa seria so passagem e Salvador descartada por alguns relatos de violência e falta de educação.
    Se puder ajuda ai..
    Abraço

    • manoella freitas disse:

      Em recife faça o roteiro série das pontes de barco, o forte das 5 pontas termine na praia da boa viagem. Da pra fazer tudo em 1 dia. Como vais passar em Alagoas, dê um pulo obrigatório nas praias de Maragogi e faça passeio de buggy pra conhecer aquelas belezas (1 dia tbm). Das outras cidades deixo outros colegas daqui te ajudarem, até porque estou curiosa também… Quero roteiro de 10 saindo de São Luís…

      • camila disse:

        Valeu pelas dicas, Manoella!!!

        Tenho uns posts sobre São Luis, mas não sobre as estradas nos arredores. Se te interessar, dá uma olhada. Abraços!

  6. julio cesar de brito disse:

    vou para recife marco vc me recomenda ir ate natal ou maceio para conhecer

  7. Gilberto Miranda disse:

    Estou querendo fazer um roteiro saindo de carro de Brasilia, passando pelas capitais o nordeste, iniciando por Salvador e seguindo até Natal. Qual seria os lugares neste trecho que vocês indicaria e quem já o fez qual o custo aproximado?

    • camila disse:

      Oi, Gilberto.

      Os lugares que eu acho que vc deve ver (a partir de Alagoas) é esse que está no post. Dá uma olhada. O custo eu não sei dizer, vamos pedir ajuda da galera aqui. Gente, quem puder, ajuda o Gilberto. ;)

      Obrigada!

  8. domingos disse:

    Camila, tudo bem.
    Sou de Mato Grosso, já faço essas viagem para o Nordeste desde o ano de 1999, portanto já a um bom tempo. Tenho lido suas sugestões, e muito do que você publica já conhecemos e nesse tempo fomos aperfeiçoando tudo o que diz respeito ao Nordeste, nas viagens de carro. Quaro dizer, só viajamos de carro, e faço em média 10 a 14 mil quilômetros no mês. Conhecemos muitas, muitas praias e todos os Estados do Nordeste. Difícil até dizer qual a melhor, o que posso te afirmar é que houveram muitas mudanças nesses anos todos, umas pra melhor e outras nem tanto. Estaremos, mais uma vez saindo agora dia 20.12 para mais um passeio pelo Nordeste, indo direto a Natal, Nísia Floresta, depois, novamente Porto de Galinhas, Maceió e Aracaju, num período de 30 dias, em média 5 a 8 dias em cada lugar. A gente se comunica. Obrigado pelas dicas e abs.

    • camila disse:

      Domingos,

      Muito legal esse teu depoimento! Realmente as praias mudam, e tem muita coisa pra se ver!
      Se você puder deixar dicas aqui, será ótimo.

      Um abraços e boas viagens pra você e pra família!

  9. Elias disse:

    Valeu camarada, muito boas as suas informações. Encontrei numa boa hora, estou planejando para o próximo mês essa viagem saindo do Espírito Santo para o RN.

  10. Zeca disse:

    Bloguinho mal feito esse. Foi salvo pela colaboração dos Internautas.

    • camila disse:

      Oi, Zeca!

      Tudo na vida é a forma como a gente coloca, se expressa, sabe? Sou super abeta às críticas desde que sejam bem intencionadas e formuladas de uma forma não agressiva. Não vivo disso e faço o blog porque gosto de ajudar, de dar informações aos que querem viajar. Ganhei em 3 anos de existência de blog 250 reais com isso aqui, sendo que gasto em torno de 300 reais por ano pra mantê-lo. Então é um trabalho que toma tempo e é feito pelo simples prazer de ajudar.
      Mas você vem aqui do nada, lança uma crítica ao “bloguinho” (quantos posts você leu pra dizer que o BLOG é mal feito, hein?) e pronto.

      Talvez você queira dizer que ESSE POST não foi útil pra você (tem todo direito!) e que os internautas é que trazem informações úteis. Se você colocasse dessa forma, eu aceitaria sua crítica.

      Eu concordo parcialmente com você nesse ponto: “Foi salvo pela colaboração dos Internautas”. O post foi escrito há muito tempo e graças às pessoas que querem viajar e compartilhar informações se tornou ponto de troca de informações. Pessoas que vem aqui procurar informações e tiram um tempinho da vida delas pra ler as perguntas, responder, atualizar algo que não é mais como foi na época que foi escrito, pra se ajudar. Esse não é o seu caso claramente.

      Então convido você à não vir mais no “bloguinho mal feito”, ok?! Fica bom pra todos: ele não é útil pra você (você ganha) e nem ele tem interesse em ajudar pessoas como você (ganham o blog e os leitores).

    • Ronivaldo Nunes disse:

      Olá Camila, este Blog me ajudou muito nas dicas e também nos comentários. Não é um bloguinho, pelo contrário é muito bem organizado e com assuntos relevante, é só procurar. Não é uma página comercial cheio de propagandas chatas e desnecessárias, pelo contrário, possui texto leve e agradável. Camila, Você é uma pessoa muito simpática e sua ideia de fazer esse blog foi uma ótima iniciativa. Não leve em consideração a opinião desse infeliz que nada acrescenta ao seu propósito. Continue nos enviando sua histórias que cada vez mais estimulam mais e mais nossa vontade de viajar.

      Nota: Acredito que o Zeca seja um daqueles estimuladores de conteúdo que algumas empresas possuem. Desconsidere a opinião dele, é irrelevante!

      Deus te abençoe!

      • camila disse:

        Ronivaldo,

        Como já falei, sou aberta às críticas desde que tenham um propósito! Críticas ajudam a gente a repensar, a mudar e a crescer. Quando elas não tem esse objetivo, mas só de atingir o outro, aí não vejo o sentido. Obrigada pelas suas palavras!!! Esse é o tipo de gente que quero ter por aqui: seja bem-vindo e fique à vontade! A Casa é sua. ;)

  11. Warley Pio de Magalhães disse:

    Boa tarde, sou de Campinas SP, e estou pensando em sair de carro em dezembro e ir até Natal RN, você sabe me dizer qual é o melhor caminho…?

  12. Pessoal,
    Uma perguntinha para ajudar um amigo… em questão de segurança pessoal e facilidade de organização (orientação e localização nas estradas, placas, aluguel de carro, estadia e alimentação, etc), vocês acham que é viável para um homem italiano viajar sozinho de carro pelo nordeste? Ele já domina bem o português, é acostumado com roadtrips e ama praias e gostaria de ir ao nordeste no final do ano, durante o período de Natal e Ano Novo. Acho que a ideia dele é sair de Aracaju e ir até Fortaleza. Ele já ouviu muitas opiniões contrárias: ou o nordeste é lindo e maravilhoso, ou o nordeste não tem estrutura nem segurança nenhuma. Eu nunca fui ao nordeste, então não posso opinar, mas disse que iria ajudá-lo a pesquisar.
    Qualquer dica será de muita ajuda!
    Obrigada
    Samira

    • camila disse:

      Samira,

      Se ele é acostumado, se ele domina a língua e (o mais importante) se ele se relaciona com brasileiro e conhece um pouco o Brasil, acho que é possível sim. O Nordeste tem seus problemas de segurança (como outras cidade brasileiras que não estão no Nordeste), mas não é nenhum bicho de 7 cabeças. Agora se você me dissesse que seu amigo é o gringo ‘puro’: não fala a língua, não é desenrolado, não conhece o jeito de ser do brasileiro, aí eu diria pra repensar.

      No mais: diga pra ele planejar bem a viagem e se divertir muitooo! ;)

  13. Deia disse:

    O Nordeste realmente é lindo. Em 2010 eu e minha família pegamos voo e descemos em Maceió, pegamos um carro e fomos em Porto de Galinhas lugar incrível praia perfeita para criança. Se for em época de temporada ir à praia cedo para estacionar. Recife o trânsito de sexta à tarde parecia S.P. João Pessoa muito arborizada e tem uma tapioca maravilhosa, assim como muitos lugares históricos, vale a pena. Natal sem palavras, recomendo visitar O maior Cajueiro do mundo em Pirangi, Genipabu, Barra do Cunhau e a mais linda Pipa! Fim do ano estamos programando ir de carro para ir até Fortaleza. Mesmo em alta temporada achei os restaurantes bem em conta e com comidas excelentes, pra quem vive em S.p. onde tudo é caro achamos até estranho RSS, e o povo simplesmente é maravilhoso!

    • camila disse:

      Deia,

      Que lindo seu depoimento! E você conhece muita coisa por lá, né?! Muito legal!

      Obrigada por compartilhar suas experiências de viagem comigo e com os leitores.
      Abração!

  14. Alekys disse:

    Olá Galera animada…. Estou planejando uma viajem de CARRO saindo de PALMAS-TO em direção a ARACAJU até MOSSORÓ. como sou marinheiro de primeira viajem… alguém têm dicas?
    grato!

  15. Ale Sampaio disse:

    oi gente, tdo bem?
    estou pensando em fazer uma viagem de joao pessoa a natal, pois o roteiro esta mais barato, enfim… e nao conheco meios para se chegar a natal como transportes alternativos (vans, outros). gostaria de dicas sobre e tb saber se eh possivel fazer essa viagem por bus rodoviario indo pelos caminhos rentes as praias? agradeco a ajuda! abracos!!

  16. Júlia disse:

    Oi, Camila!

    Obrigada pelas dicas! Sou do Rio de Janeiro e estava pensando em pegar um avião para Maceió e de lá subir de carro até Natal e de lá voltar para o Rio. O que você acha? Pois me pareceu mais vantajoso do que ir para Recife e ter que subir e descer . Sou super leiga e comecei a pesquisar agora. Quanto ao mês que tenho para ir, fico apreensiva, pois só posso ir em Julho e não sei se é muito chuvoso no litoral nordestino. Você poderia me informar? Obrigada! Beijos!

    • camila disse:

      Olá, Júlia!

      Se você pesquisou passagens e estava mais em conta Rio – Maceió, acho que você deve manter esse plano sim!!!
      Julho é um mês chuvoso… Periga você pegar tempo ruim em muitas praias.

      Boa sorte e desculpe a demora em dar retorno. Abração!

  17. Beatriz disse:

    Olá!
    Estou querendo conhecer alguns lugares do nordeste.
    Começando por Natal (onde passarei 4 dias com amigos).
    Gostaria de ir a pipa, Maceió, Maragogi e Porto de galinhas.
    Recife já conheço.
    Queria dicas de roteiro…
    Obrigada!!

    • camila disse:

      Beatriz, as dicas que tenho estão aqui no blog. Dá uma pesquisada na lupa roxa ali em cima que você acha as informações que tenho sobre esses destinos, tá?

      Abração e boa viagem!

    • Luzia disse:

      venha á maceió é maravilhosos.Qualquer coisa manda as ordem!

    • Patrícia disse:

      Beatriz,
      Sou de SP e acabo de voltar do nordeste, depois de um tour entre Bahia e Paraíba. Em Maceió, não deixe de conhecer a praia do Francês e a do Gunga, que ficam em municípios vizinhos e são lindas. Em Maragogi, a praia de Burgalhau é paradisíaca; também vale muuuito a pena fazer um passeio às piscinas naturais. E em Porto de Galinhas indico não perder a praia de Muro Alto (uma piscina) e, um tanto mais distante, a praia dos Carneiros. Boa viagem!

  18. jorge disse:

    Bom dia camila estou indo a Salvador dia 29/12 preciso da tua ajuda pois nunca viajei de carro sou do rio e vou ficar no hotel tulip center um forte abraço e parabéns pelo site.

  19. Cleide disse:

    Olá viajantes, sou de Salvador-BA e sugiro as seguintes praias no estado:
    Trancoso (Porto seguro)
    Taipus de fora (Barra Grande – Península de Maraú)
    Praia do Forte (há 70 km de Salvador)
    Porto da Barra (Salvador)
    Praia de Jeribucaçu (Itacaré)
    Ilha de Boipeba, Gambôa e Morro de São Paulo (Cairu _ proximo a Valença).
    Porto de Sauípe
    Diogo
    Massarandupió
    SÂO AS QUE EU ME LEMBRO POR AGORA>

  20. Ana Paula disse:

    Oi Camila. Adorei seu blog…. eu e meu marido estamos planejando uma viagem para o nordeste em abril/15 e suas dicas caíram como uma luva… é exatamente isso que procurávamos… conhecer vários lugares, de carro, pois amamos fazer isso… Não vejo a hora de entrar no avião e partir para Recife… \o/
    Só gostaria de mais algumas dicas, se possível, de hospedagem e se você faz ideia de quanto poderemos garantir para essa viagem. Obrigada…. Bjim ;)

    • camila disse:

      Ana Paula.

      Minha dica de hospedagem é pra Recife, que a cidade que conheço melhor: fique em Boa Viagem, embora não seja o lugar mais em conta é lá que estão concentrados os hotéis. Valores não tenho a menor idéia. Fica aqui meu apleo à algum leitor que tenha feito uma viagem parecida nos últimos tempos pra dar uma ajuda pra Ana Paula.

      Que sua viagem seja massa!
      :*

  21. Carmen Melecchi disse:

    Oi Camila…..moro em Porto alegre e estamos , eu e mais 3 amigas querendo fazer uma “meio aventura”….hehehhe….sair de Porto alegre de avião em direçao a Aracaju, la alugarmos um carro e ir tbm a Natal, ja q a distancia me pareceu pequena. Achas possivel fazer isso em 8 dias? Seria vantajoso financeiramente? e seguro? E de Natal pegarmos um voo para Porto Alegre…….acho q seria bem legal e teriamos a oportunidade de conhecermos 2 lugares incriveis……quais tuas dicas? E outra….heheheh….a grana não esta em abundancia……heheheh….aguardo….abraço…..Carmen

    • camila disse:

      Oi, Carmen!

      Acho pssível fazer em 8 dias, as tudo depende se você quer parar no meio do caminho pra ver outras praias etc e tal. Então: com relação ao tempo: acho que dá.
      É seguro, só evite o trecho de Alagoas à noite porque a estrada é muito ruim, tem muitos buracos e poucos postos de gasolina.
      Um abração e boa aventuraaa pra tu e tuas amigas! :*

  22. Neto Victor disse:

    Camila, primeiro, parabéns pela sua iniciativa.

    Aproveitando, gostaria de suas sugestões para que eu possa fazer uma viagem de carro com a minha família. Eu (35), minha Esposa (27) e Filho (de 4 anos). Somos de Minas, e estamos programando passar o Reveillon em Natal. Uma vez, que as passagens aereas está ficando em torno de R$6.000,00. Por tal motivo, estou analisando em fazer esta viagem que seria para ficar la 10 dias. Fazer de carro e poder usar este valor que gastaria com as aereas para conhecer mais lugares.

    Preciso estar em Natal no dia 30/12/2014, tendo em vista que somos cliente BancorBras, e temos a reserva para check In nesta data. Estou programando para sair de Uberlândia no dia 20.

    Nosso Perfil: Somos uma família a qual gostamos de passeios que nos permita conhecer lugares com paisagens inesquecíveis, por isso, adoramos o Nordeste. Ano passado ficamos 15 dias em Fortaleza, fomos praticamente em todas as praias no entorno de Fortaleza, fizemos passeios de Bug´s, passeios quadriciclos, passávamos o dia em praias tranquilas, mais, ao mesmo tempo com muitas opções de bares na praia, com excelente estrutura com exemplo: Os bares na praia de cumbuco, que ofereciam além de uma excelente opão de serviço de praia, aínda tinha piscinas para o meu garoto brincar. Resumindo, a nossa programação é mais para o dia, porque a noite não temos com ir para baladas por conta do garotão.

    Então, quero a sua sugestão passando pelo litoral sul da Bahia até Natal, qual seriam as praias mais frequentadas? Quais oferecem mais estrutura na cidade ou vilarejos? Quais encontro melhores opção de pousadas e hotéis com melhor relação X benefício. E qual a sua sugestão para roteiro de praias para Ida e roteiro para retorno. Sendo assim, estou estimando 7 dias para ida, 8 dias em natal, 10 dias para volta.

    Ah, em relação por ser altíssima temporada o que me diz em relação aos gastos com alimentação na estrada e praia?????

    Sem mais, fico no aguardo da sua sugestões. Agraedeço desde já.

    • camila disse:

      Neto, as minhas sugestões de praias são essas que coloquei no post. Poderia acrescentar aí: maragogi (PE), porto de galinhas (PE), carneiros (PE) e pipa (RN).
      No litoral baiano não conheço muitas, além de ilhéus e porto seguro que ficam no sul. O litoral de alagoas tem praias lindas, mas não conheço bem elas pra te dar indicações.

      Pela relação custoxbenefício sugiro as praias coladas às mais badaladas (porto de galinhas, pipa, etc…).
      Alimentação na estrada creio que nada muda muito. Já nas praias costuma ficar mais caro sim na alta estação.

      Espero ter te ajudado e que sua viagem seja show!

  23. Celice moreira disse:

    OLÁ ADOREI AS DICAS,SOU UMA PROFESSORA MINEIRA APOSENTADA QUE ESTÁ PLANEJANDO UMA VIAGEM PARA O NORDESTE EU E O MARIDÃO DE CARRO,VOCE ACHA QUE DA CERTO,SE TIVER DICAS DE LUGARES MAIS EM CONTA ,BRINCO QUE NÃO SEREMOS TURISTAS MAS ‘ duristas ” sem pressa,se tiver dicas de economia ficarei feliz grande abraço.AH ! SE RESOLVER PASSEAR EM MINAS VAI ADORAR CONHECER NOSSAS CIDADES HISTÓRICAS.VOU amar ser a guia.

  24. Eros-Clauda disse:

    Bom dia Camila, estamos com viagem programada para Fortaleza-CE em dez/14, ainda estamos decidindo se iremos até Brasília-DF e direto para Fortaleza-CE ou se iremos em São Luis-MA e depois Fortaleza-CE,vale a pena rodar em torno de 900 km a mais para visitar os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba? já que nesta época (dez) estarão secos? também qual melhor caminho entre Brasília-DF e Fortalez-CE. Obrigado Eros e Claudia

    • camila disse:

      Oi, Eros!

      Olha, os lençóis creio que só vale à pena estando cheios. Porque você rodar mais 900km pra ver dunas secas não me parece ter muito sentido… O melhor caminho não sei te dizer, mas creio que no Guia 4 rodas deve ter algo sobre o estado das estradas. ;)
      Boa sorte e uma excelente viagem pra vocês!

  25. Maria Isabel Perez disse:

    Oi Camila,!!

    Estou de olho nas duas dicas, que por sinal são muito boas!! Gostaria de saber onde é melhor me hospedar. Não entendi muito bem se o aeroporto é perto da praia e longe do centro!! Então pergunto: Onde é melhor me hospedar já que vou chegar em Janeiro, perto da meia noite por aí? Me dá uma boa dica de um Hotel relacionado a custo benefício!! Abraços

    • Maria Isabel Perez disse:

      Oi Camila, depois de explorar melhor o site, consegui encontrar todas as informações de que necessitava e fiquei ainda mais curiosa para conhecer Recife. Em Janeiro estarei aí!!! Valeu. Isabel.

    • camila disse:

      Maria Isabel, você não especificou, mas creio que a cidade seja Recife, né? Bem, em Recife o aeroporto é dentro da cidade então ele fica pertinho da praia e um pouco mais longe do centro (mas ainda assim não se pode dizer que fica muito longe). De qualquer forma, não recomendo hospedagem no centro do Recife. Fica pertinho da praia mesmo, tá?
      Boa viagem pra tu! ;)

  26. Ronivaldo disse:

    Oi Camila tenho sempre viajado de avião e alugado carro, mas agora decidimos ir com o nosso carro. Nossa intenção é ir para Rio quente Goiás e depois ir direto para Natal e daí vir descendo por todos os Estados litorâneos até Vitória. O que acha do roteiro? é uma viagem bem longa, com a ida um pouco cansativa, mas acho que vai compensar a expectativa! Será que é melhor ir pelo Centro-Oeste saindo no RGN ou ir para a BR-101 e seguir direto? Obrigado e parabéns pelo blog!

    • camila disse:

      Ronivaldo,

      Agora você me pegou, rapaz! Kakakaka Não sei o estado de conservação dessa estrada saindo do RN. Sei que a BR 101 tem trechos excelentes, e trechos muito esburacados. Peguei ela em 2013 de Recife até Aracaju e foi legel. O ruim dela é que circulam muitos caminhões e não é incomum ver animais na pista.

      Espero que sua viagem seja um sucesso. Depois passa aqui pra contar como foi essa aventura de percorrer nas 4 rodas 3 regiões (Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste).
      Abração!

  27. Danilo disse:

    Oi Camila , sou de Porto alegre , RS , estou me organizando para ir para Salvador em maio , vou de avião mas estava pensando em alugar um carro e ir para Natal onde tenho uma sobrinha , é possível alugar carro de um Estado para outro ? Vale a pena financeiramente ? Tens um roteiro para sugerir ? Aguardo resposta , obrigado.

    • Oi, Danilo! Sim, é possível ir de um Estado para outro desde que você loque o carro numa agência que tenha filial no outro Estado.

      Quanto ao roteiro que posso sugerir é esse mesmo do post, mas você pode ‘rechear’ ele um pouco mais, se quiser.

      Financeiramente acho que vale se você for parar nos Estados no meio do seu caminho, curtir a viagem. Se a ideia é simplesmente chegar à Natal, talvez seja mais em conta uma passagem de avião.
      Abração e boa viagem

  28. Silvana disse:

    Oi, nossa adorei as informações, estamos nos preparando para uma aventura, sairemos de Americana-SP, destino Natal/RN, Não temos pressa, mas estou buscando alternativas para gastar pouco, melhor dizendo, quero economizar em luxo e gastar com diversão, vc tem algumas dicas, estaremos eu, meu esposo e meu filho de 09 anos que curte nossas aventuras, viajei algumas vezes a Bahia de carro, + ou – 23h de viagem, mas essa nós não paramos a noite, diferente da que estamos planejando fazer.

  29. Ricardo Dutra disse:

    muito bom. parabéns pela iniciativa..

  30. mary disse:

    Camila adorei sua postagem quero fazer uma viagem dessas pelo nordeste de carro com a familia, saindo de Palmas to, minha primeira parada seria porto de galinhas mas como vc disse tenho que ver a distancia de carro, adorei suas dicas e se puder quero mais sobre as praias de pernambuco… bjim meu face mary schluter

  31. Oi, Camila!!! Adorei o post! Ainda quero fazer uma viagem assim de carro! Conheci Natal e Pipa na minha lua de mel e adorei! Este ano em janeiro, conheci a Paraíba e dei um pulinho em Pipa (de carro) para matar a saudade. E em 2011, conheci Alagoas e me apaixonei! Agora, está faltando conhecer a sua terrinha! ;-)
    Se os seus leitores quiserem, podem dar uma passadinha lá no entreviagens (http://entreviagens.wordpress.com/) para lerem as minhas opiniões sobre estes lugares! ;-) Posso adiantar que uma praia em Alagoas que é maravilhosa para quem gosta de praias mais desertas e a praia do Patacho!!!
    Beijinhos!

  1. 4 de abril de 2014

    […] é muito doido isso! Tem uns são escritos sem muita pretensão e  caem no gosto da galera (Roteiro de Carro pelo Nordeste), outros você juuura que os leitores vão amar, mas eles nem tem tanto ibope (Roteiro de Londres […]

  2. 20 de dezembro de 2014

    […] Roteiro de carro pelo Nordeste […]

  3. 7 de abril de 2015

    […] na Viagem – Praiômetro (média de chuvas para o nordeste e Caribe) Mando um Postal – roteiro de carro pelo Nordeste Melhores Destinos – Ilhas ABC Blog Apaixonados Por Viagens – Guia de Los […]